"Chuva" de emissões de FIIs: o que está acontecendo?
Recentemente, temos visto uma verdadeira “chuva de emissões” de fundos imobiliários, onde diversos FIIs estão anunciando novas ofertas de cotas.
Mas o que explica essa onda de emissões nos FIIs? Em vídeo no canal do YouTube da Suno, o especialista em fundos imobiliários, Marcos Correa, falou mais sobre esse tema.
O primeiro motivo para esse cenário é a queda da Selic e dos juros futuros, fomentando a atratividade dos ativos de renda variável, como os FIIs. Frente ao aumento da demanda, os fundos imobiliários têm um contexto mais favorável para realizar novas ofertas.
Outro fator que beneficia a onda de emissões é que o valor de mercado de muitos fundos imobiliários chegou ou ultrapassou o valor patrimonial, sendo um cenário mais benéfico aos próprios FIIs para realizar as ofertas.
Além disso, muitos FIIs estão buscando captar recursos para pagar suas dívidas e reduzir suas alavancagens, e as emissões de cotas podem ajudar nisso.
Também está favorecendo as novas emissões o “apetite” do mercado em relação aos fundos imobiliários. Se há um interesse maior pela compra de ativos e um interesse dos FIIs em captar recursos, novas ofertas são favorecidas.
O cenário macroeconômico atual possibilita a compra de imóveis por taxas menores, o que faz com que os FIIs tendem a aproveitar o momento de oportunidade para realizar novos investimentos e, para isso, precisam de recursos.
Assim, é importante que os investidores estejam atentos às novas emissões dos fundos imobiliários, analisando cautelosamente cada um delas antes de investir.