3 coisas sobre rendimentos que confundem os iniciantes em FIIs



Tenho visto várias dúvidas de iniciantes se repetirem nos comentários do site ao longo dos anos. Nesse texto vou responder 3 dessas dúvidas recorrentes sobre rendimentos dos FIIs.

1) Rendimentos com desconto IR?

Você sempre ouviu que uma grande vantagem de investir em FII é que isenção do imposto de renda sobre os rendimentos pagos mensalmente. Então você entra no CEI (Canal Eletrônico do Investidor) da B3 ou no sistema da sua corretora para olhar os rendimentos e vê uma tabela como essa:

Como assim alguns fundos estão com desconto de IR e outros não? Pode ser bem preocupante para quem está começando, já tivemos muitos comentários a respeito disso no site.

Mas está tudo certo, parece ser só um erro de exibição da B3, veja que estamos olhando rendimento provisionados (ou seja, ainda não foram pagos). Até a data do pagamento os valores são corrigidos e o dinheiro entra corretamente na sua conta. Não se preocupe.

2) Quando tenho que comprar para receber o rendimento? Se for dono das cotas por alguns dias recebo rendimento proporcional?

O pagamento mensal dos rendimentos é proporcional ao número de cotas que você tem, mas não depende de quantos dias você tem as cotas. Para ter direito de receber o rendimento você tem que ser dono das cotas na data base que vem na informação do pagamento. Comprar as cotas na data base também dá direito aos rendimentos, mas tome cuidado se você está pensando em fazer trade do tipo comprar na data base e vender no outro dia, nada garante que você vai ganhar dinheiro fazendo isso e muitas pessoas têm essa mesma ideia.

3) A maioria dos fundos já divulgou pagamento de rendimentos e o meu não, o que está acontecendo? Não vai ter rendimento esse mês?

Apesar da maioria dos fundos divulgar o pagamento de rendimentos no último dia útil do mês, isso não é uma regra. Tem fundos que divulgam no quinto dia útil do mês e tem fundos com regras diferentes.

Mas o que define essas regras? É o regulamento do fundo.

Se você quiser saber exatamente qual a regra, tem que ler o regulamento do fundo. Mas, em geral, só dar uma olhada no histórico dos últimos pagamentos já é suficiente para saber como funciona para um fundo especifico.

Quando, por algum problema, o fundo não paga rendimento em um mês, ele emite um comunicado ou aviso aos cotistas informando que não haverá pagamento de rendimentos aquele mês.

 

Bons Investimentos!

Leandro Costa
Leandro Costa Founder do site

Leandro Costa formado em Engenharia Metalúrgica e mestre em Ciências dos Materiais. Ex-funcionário público investe desde os 20 anos. Conheceu os Fundos de Investimento Imobiliários em 2012 e fundou do site fiis.com.br em 2013.




Comentários