Conheça a carteira do FII administrado pela Caixa Econômica Federal - CXRI11

Destinado a investidores em geral, o Caixa Rio Bravo Fundo de FIIs - CXRI11 - é um fundo imobiliário do tipo papel que tem como objetivo realizar investimentos através da compra exclusiva de cotas de FIIs.

Em seu relatório mensal divulgado nesta segunda-feria, 06 de janeiro de 2020, foi informado que seu portfólio terminou o mês de dezembro com 1,2% alocado em títulos públicos e 108,8% em cotas de fundos imobiliários.

cxri11

A Caixa Econômica, administradora do fundo, disse que esse percentual maior se deve à curta posição de caixa, para fazer frente aos passivos.

Distribuição da carteira por segmento

Em relação aos setores de atuação dos fundos alocados, são:

  • 2,9% do setor de agências bancárias;
  • 20% de recebíveis;
  • 6,9% de ativos corporativos - monoativo;
  • 31,8% de ativos corporativos - multiativo;
  • 21,9% de shoppings centers/varejo;
  • 5% de logística;
  • 1,6% FII de Agro;
  • 1% em títulos públicos;

cxri11

Distribuição geográfica dos FIIs

Em termos de concentração espacial, a carteira de imóveis está largamente concentrada no sudeste, com menor exposição a ativos logísticos, agências bancárias e shoppings também na região sul e nordeste.

Na visão da gestão, "o racional para a escolha da distribuição geográfica está relacionada à resiliência do mercado, da renda e da produção, pilares esses que mitigam risco de turbulências econômicas e ajudam na manutenção da distribuição do fundo, além de oferecerem maiores perspectivas de valorização no longo prazo".

Modelo de alocações do portfólio do CXRI11

Para a Caixa Econômica, que também é gestora do fundo juntamente com a Rio Bravo, a qualidade dos ativos aos quais o fundo está exposto pode ser considerada de alta qualidade, já que o fundo não tem o racional de se desfazer de bons ativos para distribuir ganhos extraordinários de capital.

Por conta disso, para desinvestir, a gestão considera principalmente a qualidade dos ativos, o esgotamento do seu potencial de valorização e boas oportunidades para novos investimentos.

Abaixo, é possível visualizar o tamanho da diversificação do CXRI11.

cxri11

Com uma gestão ativa, o CXRI11 acredita que o seu modelo de investimento (investir em cotas de outros FIIs) é o ideal para investidores que não desejam fazer aplicações direcionais, visam manutenção da renda e que desejam usufruir da expertise de equipes especializadas em avaliação e investimentos imobiliários.

Bruno Sperandio
Bruno Sperandio Autor

Engenheiro por formação, com mais de 7 anos de experiência no mercado de investimentos, trabalha com produção de conteúdo informativo e educacional para o mercado imobiliário brasileiro.

Comentários