Alerta cotista: os 7 FIIs que mais desvalorizaram em agosto



No mês de agosto, percebemos a atividade econômica mantendo sua trajetória de recuperação observada nos últimos meses, ainda que de forma diversa e cautelosa entre os diferentes setores da economia.

Nos investimentos da indústria de fundos imobiliários, a retomada dos fundos e seus setores também aparecem de forma tímida e com boas previsões para o médio prazo.

Fundos imobiliários na bolsa de valores

O mercado secundário na bolsa de valores atualmente movimenta 269 FIIs. Dentre eles, dos 119 fundos que compõem o IFIX, 40 desvalorizaram suas cotas em agosto. Comparando com os últimos meses, as desvalorizações estão diminuindo gradualmente.

Nesse período, portanto, o IFIX obteve uma valorização de 1,77%, partindo de 2.733,12 pontos no final de julho, para  2.782,10 em 31 de agosto.

Os 7 FIIs do IFIX que mais desvalorizaram em agosto

Veja quais foram os fundos que mais desvalorizaram suas cotas no mês:

  • A pior queda do mês ficou com RB Capital Renda II (RBRD11), com baixa de 15%. O FII é do tipo tijolo e investe no setor de varejo. É administrado pelo Votorantim Asset.
  • Em segundo temos o Caixa Rio Bravo (CXRI11), com queda de 10%. Esse é um Fundo de Fundos administrado pela Caixa Econômica Federal.
  • Na sequência está o Rio Bravo Renda Varejo (RBVA11), com baixa de 7,6%. Fundo imobiliário do tipo tijolo e focado em empreendimentos de varejo e bancário. Seu administrador é o Rio Bravo Investimentos.
  • Para o quarto lugar ficou o Fator Verita (VRTA11), com perdas de 5,7%. Esse é do tipo papel, fundo que destina seus investimentos em títulos e recebíveis imobiliários. Seu administrador é o Banco Fator.
  • O VBI LOGÍSTICO (LVBI11) vem ocupando a 5ª maior perda, desvalorizando 5,3% no mês. Do tipo tijolo de galpões logísticos, o FII é administrado pelo BTG Pactual.
  • Antes de chegar no último, temos a 6ª posição ficando com o Brazilian Graveyard and Death Care (CARE11) com baixa de 4,8%. Esse é do tipo tijolo e investe em cemitérios, jazigos e serviços funerários. Seu administrador é o Planner Trustee.
  • Por último, temos o RBR Alpha Multiestratégia Real Estate (RBRF11), que apresentou uma queda de 4,1%. FII do tipo Fundo de Fundos, administrado pelo BTG Pactual.

Os 40 fundos do IFIX que desvalorizaram suas cotas em agosto

Fonte: Economatica e lupa de fiis

Ainda em dúvida se um determinado FII é o ideal para sua carteira neste momento? Baixe gratuitamente nosso checklist e faça sua análise.

Bruno Sperandio
Bruno Sperandio Autor

Engenheiro por formação, com mais de 7 anos de experiência no mercado de investimentos, trabalha com produção de conteúdo informativo e educacional para o mercado imobiliário brasileiro.




Comentários