Incorporação RBVA11 e SAAG11: Resultado vai sair em 2 semanas



Quer receber todas as notificações desse FII? Seguir FII Seguir Fundo

O Rio Bravo, administrador dos FIIs Rio Bravo Renda Varejo (RBVA11) e Santander Agências (SAAG11) divulgou sua proposta definitiva de incorporação do SAAG11 pelo RBVA11.

Segundo informou o documento, essa integração busca unificá-los, consolidando os respectivos patrimônios e cotistas de forma a melhorar liquidez, gerar ganhos de escala, otimizar a gestão e diluir despesas.

No entanto, tendo em vista que a incorporação será submetida à deliberação dos cotistas de cada fundo, é possível que não seja obtido o quórum mínimo ou que ela seja reprovada pelos cotistas.

Desta forma, caso qualquer um dos FIIs não aprove a realização da incorporação, esta não se realizará e os respectivos fundos continuarão com suas atividades normalmente.

O documento também destacou que a consulta RBVA11 e a consulta SAAG11 estarão concluídas em 10 de abril de 2020, último dia para recebimento dos votos, e seus resultados serão divulgados em 14 de abril de 2020.

Proposta de incorporação dos FIIs SAAG11 e RBVA11

A Rio Bravo propõe a incorporação do SAAG11 pelo RBVA11, criando um player dominante no mercado imobiliário, com forte presença em pontos estratégicos:

  • 83 imóveis consolidados em uma mesma estrutura de portfólio e sob gestão integrada, com ganho de escala e agilidade nas prospecções, análises e negociações;
  • O fundo consolidado potencializa a capacidade de diversificação de portfólio, geográfica, de locatários e de contratos, o que mitiga riscos, gera retornos mais consistentes e fornece segurança no longo prazo;
  • A combinação tem como resultado o maior fundo do mercado voltado para o varejo de rua, o que também ampliará a liquidez do investimento.

Por que a incorporação é positiva para os fundos?

A administradora acredita que a incorporação dos fundos e consolidação em uma mesma estrutura de portfólio é a melhor forma de se atingir os objetivos de forma otimizada.

Relação de troca entre o SAAG11 e RBVA11

A relação de troca da Incorporação foi definida com base no valor patrimonial das cotas do RBVA11 e do SAAG11 do dia 31 de dezembro de 2019.

Conforme tabela abaixo, cada cota do SAAG11 detida pelo investidor será convertida em cotas do RBVA11 pelo fator 0,88.

Ou seja, cada cota do SAAG11 será convertida em 0,88 cota do RBVA, sendo que a posição de cotas do RBVA11 deverá corresponder a um número inteiro.

rbva11-saag11

Tratamento de frações: As frações de cotas resultantes da incorporação serão agregadas a fim de formar números inteiros de cotas, as quais serão ofertadas à venda por meio de leilão a ser realizado na B3 posteriormente à conversão das cotas do SAAG11 em RBVA11, sendo que os valores líquidos adquiridos serão creditados nas contas correntes dos detentores de tais frações.

Aprovada a incorporação, o grupamento de frações será aplicável apenas ao SAAG11.

Como será realizada a integração entre os FIIs

Para que a incorporação seja realizada, é preciso que os cotistas do SAAG11 e os cotistas do RBVA11 aprovem com quórum qualificado a matéria sobre incorporação nas respectivas consultas formalizadas dos FIIs.

Informações importantes, caso a incorporação entre RBVA11 e SAAG11 seja concluída

  • O patrimônio do fundo incorporador (RBVA11) será aumentado através da absorção da totalidade do patrimônio do fundo incorporado (SAAG11), com a emissão de novas cotas;
  • As novas cotas do RBVA11 serão destinadas aos antigos cotistas do SAAG11, na proporção detida por cada cotista no SAAG11;
  • A Incorporação e a posterior versão da totalidade dos bens, direitos e obrigações do SAAG11 ao patrimônio do RBVA11 serão efetivas na abertura dos mercados de 22 de abril de 2020;
  • Em decorrência da Incorporação, as cotas do SAAG11 deixarão de ser negociadas a partir do fechamento dos mercados do dia 20 de abril de 2020 e, em 22 de abril de 2020, serão convertidas em cotas do RBVA11;
  • Os rendimentos do SAAG11 serão computados de forma separada do RBVA até o dia 31 de março de 2020 e seu valor será divulgado nessa mesma data. Após a Incorporação, os rendimentos passarão a ser aqueles divulgados e pagos pelo RBVA11.

O RBVA11 foi constituído em 2012, com o objetivo de viabilizar o processo de desmobilização de agências e expansão da Caixa Econômica Federal via aquisição e adaptação de imóveis de varejo para posterior locação à Caixa mediante a celebração de contratos de locação atípico.

O SAAG11 é um FII que, em seu início, possuía características muito semelhantes ao RBVA11. Foi constituído em 2012, com o objetivo de viabilizar o processo de desmobilização de agências do Banco Santander, e seus ativos mantêm a essência imobiliária de ativos de rua, assim como os imóveis do RBVA11.

No fechamento de mercado do dia 01 de abril de 2020, a cota do SAAG11 fechou em R$ 114,19 e RBVA11 em R$ 121,32.

Bruno Sperandio
Bruno Sperandio Autor

Engenheiro por formação, com mais de 7 anos de experiência no mercado de investimentos, trabalha com produção de conteúdo informativo e educacional para o mercado imobiliário brasileiro.




Comentários