VISC11 revela estimativa de rendimentos para 2020



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Vinci Shopping Centers FII - VISC11 - apresentou seu relatório de desempenho mensal referente ao último mês de dezembro.

Destaque para liquidez diária média, retorno total no ano e reavaliação dos ativos

  • O VISC11 teve uma média de R$ 10,4 milhões de negociação diária durante o mês de dezembro de 2019, o maior valor alcançado até então, o que representou um giro equivalente a 14% das suas cotas.
  • A cota não-ajustada encerrou o ano de 2019 com uma variação de 29,4% que, somada aos proventos e rendimentos distribuídos, representou uma rentabilidade de 43,4% no ano, o equivalente a 7,4 pontos percentuais acima do IFIX no mesmo período.
  • Seus imóveis foram avaliados a mercado (valor justo), resultando em uma valorização de 17,2% em relação ao valor patrimonial dos referidos imóveis na data de referência em 27 de dezembro de 2019.

Performance do VISC11 atinge um montante 9,2% superior a meta estabelecida

O resultado do VISC11 em dezembro, segundo seu relatório, foi de R$ 553 mil, o equivalente a R$ 0,05 por cota e as remessas dos shoppings totalizaram R$ 9,6 milhões, o equivalente a R$ 0,94 por cota.

O Vinci apresentou um resultado não recorrente de -R$ 7,2 milhões, o equivalente a -0,71 por cota, referente ao pagamento da taxa de gestão devida ao VISC11 entre os meses de abril e novembro de 2019, no valor total de -R$ 7.629 milhões, que havia sido retida até que o rendimento distribuído atingisse R$ 7,25 por cota.

No ano de 2019 o VISC11 declarou o total de R$ 7,92 por cota à título de rendimentos para seus investidores, montante 9,2% superior a meta de R$ 7,25 por cota.

A rentabilidade acumulada total do VISC11 desde o seu IPO é de 72,2%.

VISC11 revela estimativa de rendimentos para 2020

Na visão da gestora (Vinci Real Estate Gestora de Recursos Ltda) e considerando seu atual portfólio, o VISC11 estima que seu rendimento mensal distribuído a partir de fevereiro de 2020 para os próximos 12 meses, se situe entre R$ 0,59 e R$ 0,63 por cota, sem considerar neste momento os impactos provenientes da 6ª emissão de cotas.

Carteira do fundo detém 1,2 bilhões em patrimônio liquido

O patrimônio líquido do Vinci Shopping Centers ao final de dezembro era R$ 1.268,8 bilhões e as participações em shoppings totalizavam R$ 1.339,8 bilhões.

visc11

Seu portfólio está composto por participação em 12 shoppings localizados em regiões metropolitanas de capitais com mais de 1 milhão de habitantes em 9 diferentes estados, administrados por 7 administradoras distintas, totalizando mais de 102 mil m² de ABL própria.

Evolução do VISC11 em 2019 apresenta grandes resultados para cotistas

O Vinci Shopping Centers FII iniciou o ano de 2019 com 9 participações em shoppings, totalizando 50,5 mil m² em ABL Própria, e um valor de mercado de aproximadamente R$ 790 milhões.

Até o fim de dezembro de 2019, o VISC11 realizou a aquisição de mais 3 ativos (Minas Shopping, Iguatemi Florianópolis e Prudenshopping) além da aquisição de participação adicional no Granja Vianna, através dos recursos obtidos com as 4ª e 5ª emissões e parte dos recursos provenientes das 2 vendas de participações parciais nos shoppings Tacaruna e Ilha Plaza.

Essas aquisições adicionaram ao fundo uma nova capital, uma nova administradora, a primeira participação de controle em um ativo pelo próprio VISC e o aumento da exposição do portfólio ao estado de São Paulo.

Por último, o fundo encerrou o ano de 2019 com mais de 102 mil m² de ABL própria e cerca de R$ 1,4 bilhão em valor de mercado.

Em relação à liquidez do VISC11, a negociação da cota na bolsa de valores atingiu um volume médio diário ao fim do ano de R$ 10,4 milhões, valor 2,6 vezes superior à média do início do ano, além de atingir a marca de mais de 105 mil investidores.

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O VISC11 é administrado pela BRL Trust, é destinado a investidores em geral, possui uma taxa de administração de 1,20% ao ano e não é cobrado taxa de performance.

Bruno Sperandio
Bruno Sperandio Autor

Engenheiro por formação, com mais de 7 anos de experiência no mercado de investimentos, trabalha com produção de conteúdo informativo e educacional para o mercado imobiliário brasileiro.




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