4 razões para investir em Fiagros, segundo Amanda Coura 

O agronegócio tem experimentado um crescimento significativo nos últimos anos, representando quase 25% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

Com a crescente demanda global por alimentos e commodities, o setor de Fiagros tem mostrado um histórico de crescimento sólido e oferece oportunidades atraentes.

Entre os benefícios estão a diversificação de investimentos, a distribuição de dividendos e a performance de ativos que superam o CDI. Veja a seguir 4 razões para você investir, segundo Amanda Coura, diretora na Suno Asset e uma das gestoras do SNAG11. 

1) Dividendos mensais  Isentos de IR Assim como os Fundos Imobiliários (FIIs), a maioria dos Fiagros distribui dividendos mensais. Esses rendimentos, provenientes de juros de ativos de crédito como os Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs) ou das receitas de aluguel e venda de imóveis rurais, são isentos de imposto de renda.

Segundo Coura reinvestir os dividendos mensais aumenta o poder dos juros compostos, tornando essa estratégia atraente para investidores que desejam construir patrimônio a longo prazo. Coura destaca que essa abordagem pode potencializar o crescimento do capital ao longo do tempo.

2) Retorno acima do CDI e Inflação Os Fiagros têm apresentado retornos anuais acima do CDI e da inflação, com os principais fundos do mercado entregando rendimentos entre 12% e 20% ao ano em 2023, superando seus benchmarks, diz Coura.

Por exemplo, o SNAG11 da Suno Asset superou o índice IPCA + 7% e o IPCA + IMA-B, mantendo-se 3,11% acima do IFIX. Essa capacidade de gerar retornos substanciais os torna uma escolha atraente para investidores em busca de diversificação e rentabilidade acima da média.

3) Diversificação  Os Fiagros são uma opção para investidores que buscam diversificar suas carteiras, especialmente aqueles já expostos ao mercado de capitais. Eles se destacam pela descorrelação com as ações da bolsa de valores e os ciclos imobiliários. 

"Enquanto esses mercados citados  podem ser influenciados por diversos fatores econômicos e geopolíticos, os ativos dos Fiagros, geralmente compostos por créditos para o agronegócio e negociação de propriedades, possuem dinâmicas próprias", afirma Coura

4) Facilidade e baixo porte Investir em Fiagros oferece a oportunidade de acessar ativos das cadeias produtivas agroindustriais sem a necessidade de adquirir um imóvel rural ou títulos de dívida, como LCAs e CRAs. As cotas de Fiagros são mais acessíveis, com valores entre R$ 10 e R$ 100, com fundos bem geridos investindo variedade de ativos.

Os Fiagros são predominantemente perfis de Fundos de Investimento Imobiliário (FII) expostos ao risco de crédito. Por essa razão, é fundamental que o investidor compreenda o perfil de risco dessas operações, considerando critérios como diversificação, composição de garantias e perfil dos devedores, como destaca Coura.