A Americanas (AMER3) pode impactar os fundos imobiliários?

As ações da Americanas (AMER3) tiveram queda de até 80% na bolsa hoje (12), após anunciar “inconsistências contábeis” de cerca de R$ 20 bilhões.

O que muita gente não sabe é que alguns fundos imobiliários têm parte de sua receita de aluguel associada a essa empresa de varejo.

A Americanas é inquilina de imóveis de alguns fundos imobiliários, como XPLG11, GGRC11 e LVBI11, por exemplo.

Veja a seguir os fundos imobiliários expostos a Americanas e a porcentagem de receita desses FIIs vindos da varejista.

- MAXR11: 34% - GGRC11: 19,91% (nov/22) e 17,57% (semestral) - XPLG11: 8% - LVBI11: 7% - BRCO11: 6% - VIUR11: 1%

O especialista de fundos imobiliários da Suno Research, professor Baroni, diz que ainda não é possível saber a profundidade do problema.

A Americanas pode afetar esses FIIs?

Não dá para saber se as Lojas Americanas entrará em insolvência no futuro, a ponto de não conseguir arcar com o pagamento de seus contratos vigentes.

No pior dos casos, se a Americanas falir, o imóvel do fundo pode ficar vacante, e um novo inquilino pode ser alcançado. 

Desde que o imóvel seja ocupado por outro inquilino, o FII seguiria normalmente com o recebimento dos aluguéis.

Se a Americanas falir, o impacto negativo ao FII proprietário do imóvel que a empresa ocupa, pode perder a renda do aluguel daquela propriedade temporariamente.

Isso aconteceria até que um outro inquilino feche um novo contrato com esse fundo imobiliário.

Em caso de insolvência da Americanas, os FIIs mais expostos, como MAXR11 e GGRC11, podem ficar sem receber uma parte dos seus aluguéis, prejudicando esses fundos.

Os investidores de fundos imobiliários não deveriam tomar decisões de investimento nos FIIs expostos a Americanas com base nesse fato específico, segundo Baroni.

O que o investidor pode fazer?

Marcos Correa, outro especialista da Suno, diz que o investimento em FIIs deve estar associado à qualidade dos imóveis e não aos inquilinos.

Assim, os investidores de fundos imobiliários expostos a Americanas devem acompanhar se o FII continua com os fundamentos que o investidor analisou antes de investir no fundo.