Ter uma carteira 100% em fundos imobiliários para se aposentar é uma boa ideia?

Muitos investidores têm como objetivo construir uma carteira de ativos que ofereça um ótimo retorno no longo prazo, podendo ser incluídos os fundos imobiliários.

Para quem pensa em construir uma carteira buscando uma renda mensal para se aposentar, os fundos imobiliários são uma alternativa importante para se incluir no portfólio.

Mas será que estar 100% exposto em FIIs é uma opção interessante para quem busca uma boa rentabilidade na aposentadoria?

Segundo o professor Baroni, especialista de FIIs da Suno Research, se posicionar 100% em fundos imobiliários para aposentadoria pode ser uma boa ideia.

Ele destaca que “investir naquilo que está dentro do seu círculo de competência é sempre uma boa ideia”.

Sendo assim, caso o círculo de competência do investidor seja mais desenvolvido para fundos imobiliários, estar totalmente aos FIIs não seria um grande problema. 

Apesar disso, essa alocação de 100% em FIIs só pode ser cogitada quando o investidor já tiver reservas de valor, de emergência e de oportunidade devidamente construídas.

Com essas reservas, o investidor consegue aproveitar momentos de queda para realizar novos aportes quando os ativos se encontram descontados.

Além disso, independentemente de qual ativo o investidor escolhe para investir, é sempre importante gerir os riscos e ter uma estratégia de investimentos muito bem definida.

Ademais, também é importante ressaltar os riscos de ter o capital de investimento totalmente alocado em uma carteira de fundos imobiliários.

Os FIIs são ativos de renda variável e estão sujeitos, ainda que de forma mais moderada que as ações, a variações constantes nos preços de suas cotas.

Os riscos dos fundos imobiliários também são vistos em cada um dos segmentos que atuam, sendo importante haver uma diversificação setorial e de localização dos imóveis.

Assim, apesar de poder ser uma opção interessante, o mais recomendado é que a carteira esteja alocada em diferentes tipos de ativos e não apenas em fundos imobiliários.