Entenda o que são códigos 11, 12, 13, 14 e 15 em fundos imobiliários
Uma dúvida que deixa muitos investidores confusos é sobre o que significam os códigos 11, 12, 13, 14 e 15 no final de um fundo imobiliário.
Os códigos dos fundos imobiliários possuem uma regra específica para cada um, tirando o número 11.
O código 11 representa uma cota de um FII. Assim, sempre que se for investir em um fundo imobiliário, ele vai ter como final o número 11.
O código 11 dos FIIs
O código 11 dos FIIs
Vale ressaltar que nem todo ticker com final 11 corresponde a um fundo imobiliário, já que existem units de ações também com final o de número 11.
O código 12 geralmente representa um direito de subscrição. Quando um FII emitir novas cotas, os cotistas recebem direitos que permitem que eles comprem novas cotas.
Código 12 dos fundos imobiliários
Código 12 dos fundos imobiliários
Então, se você possui um fundo imobiliário que vai realizar uma emissão, provavelmente você receberá um direito de subscrição com código final 12.
Caso haja a subscrição, a corretora, no dia da liquidação, vai subtrair o dinheiro da conta do cotista e devolver um recibo com código de final 13, que confirma a subscrição realizada.
Código 13 dos FIIs
Código 13 dos FIIs
Esse recibo de subscrição recebido com o código 13 confirma que o investidor participa dessa subscrição.
O cotista que subscreveu ao direito de sobras receberá um recibo com código 14, com direito a rendimentos das aplicações financeiras.
Código 14 - Direito de sobras
Código 14 - Direito de sobras
Esses rendimentos se referem as aplicações feitas quando da subscrição das sobras até a conversão dos recibos em cotas.
O código 15 se refere à oferta pública ou oferta restrita, sendo esta uma outra etapa para diferenciar o número final dos tickers de FIIs.
Código 15 - Oferta pública ou restrita
Código 15 - Oferta pública ou restrita
Logo, os códigos têm a função de diferenciar as etapas e os direitos a rendimentos dos cotistas de um FII por meio dos códigos.