Como aproveitar a inflação alta para ganhar mais dividendos?
Os especialistas do Banco Central fizeram novas projeções de alta da inflação, com perspectiva de fechar o ano em 5,96%. Dá para aproveitar o IPCA crescente e ganhar mais dividendos?
Investimentos indexados ao IPCA como os fundos imobiliários, Fiagro e FI-Infra são ideais para quem quer proteção da inflação com um “ganho extra”.
Entre essas opções citadas, os fundos de investimentos em infraestrutura (FI-Infra) são boas alternativas para “encher o bolso” e proteger seu capital da alta dos preços.
Com a maioria dos seus ativos atrelados ao IPCA, os prêmios pagos pelos fundos de infraestrutura superam a inflação.
Gabriel Esteca, sócio da Bocaina Capital, ressalta que “os FI-Infra investem em papéis cuja remuneração na maior parte dos casos é atrelada ao IPCA, mas com ‘ganho adicional’”.
Em outras palavras, em cenário de aumento de inflação, a remuneração da parcela IPCA desses ativos crescerá acompanhando o índice.
No exemplo dado pelo especialista, o fundo BODB11 distribuiu nos últimos 12 meses o valor de R$ 1,493 por cota, anotando um dividend yield anualizado de cerca de 16,4%.
Os FI-Infra também são isentos de IR para pessoas físicas tanto nos dividendos quanto no ganho de capital.
Isso difere o FI-Infra “de outros investimentos com exposição a juros reais, como ‘tesouro IPCA’ ou fundos imobiliários”
É possível aproveitar o contexto de inflação alta para ganhar mais dividendos, investindo em FI-Infra, com ganhos reais acima da inflação e isenção fiscal.