Veja 3 passos para começar a investir em fundos imobiliários

Os fundos imobiliários são uma alternativa mais acessível de investir em imóveis, além de proporcionarem uma gestão profissional e maior diversificação de portfólio.

Assim, comprando uma cota de um fundo imobiliário, o investidor poderá se expor a diversos ativos distintos, como escritórios, shoppings, títulos de dívida do setor e muitos outros.

No entanto, existem dezenas de fundos imobiliários presentes no mercado, o que gera diversas dúvidas ao investidor, principalmente os mais iniciantes, que não sabem exatamente por onde começar.

A primeira dica é acompanhar os relatórios gerenciais, observando as atualizações e o momento atual do fundo, onde poderá ser verificado a estratégia da gestão e os imóveis que compõem sua carteira.

Mais do que isso, o investidor iniciante pode verificar relatórios antigos, observando não só como a carteira foi constituída, mas também o histórico daquele FII durante o passar dos anos, analisando a recorrência de resultados, dividendos, alavancagem, etc.

No caso dos FIIs de tijolos, principalmente, uma outra dica é observar a região onde os imóveis estão localizados, já que esse um dos fatores importantes para fechamento de bons contratos de locação, baixa vacância e valorização patrimonial.

Por fim, a terceira dica para começar a investir em fundos imobiliários é conhecer a gestão, o seu histórico, e os trabalhos realizados por ela.

Para facilitar o processo de escolha dos FIIs, o investidor iniciante pode começar pelos fundos mais conhecidos, que tenham uma quantidade maior de investidores e mais liquidez no mercado.