Investir em fundo imobiliário é uma das formas mais acessíveis de investir em imóveis, mas alguns investidores têm dificuldades em escolher os melhores FIIs.
Em vídeo publicado no canal “Professor Baroni”, no YouTube, os especialistas Marcos Correa e Professor Baroni destacaram os 5 principais passos de como escolher um fundo imobiliário.
O primeiro passo para escolher um fundo imobiliário é analisar qual é a estratégia daquele FII. Assim, vale verificar como o fundo consegue gerar renda e o tipo de ativo que ele investe.
O segundo passo para escolher FIIs é estudar o histórico do gestor, já que é ele quem vai selecionar os ativos da carteira do fundo.
Em seguida, é importante entender a saúde financeira daquele fundo imobiliário, observando as despesas, alavancagem, dívidas, se há renda mínima garantida, quanto da receita entra na forma de lucro, etc.
Outro fator a ser analisado é o histórico de dividendos/rendimentos. Nesse sentido, é importante observar não apenas o valor distribuído, mas se há recorrência ou aumento no pagamento de proventos durante os meses e anos.
Por fim, o preço do fundo imobiliário também é importante, visto que, comprando mais barato, há um potencial de retorno maior. Alguns ativos podem estar sobrecomprados e sem muito espaço para novas altas.