Conheça o Fiagro com potencial de retorno 'gigantesco'
O Fiagro – fundos de investimento na cadeira do agronegócio – investe no setor agrícola.
Especialmente o Fiagro que investe em terras, tem um "potencial giganteso" de valorização.
Existem fundos que investem em títulos da dívida do agronegócio, enquanto os Fiagros de terras buscam a valorização dos imóveis rurais.
Como existe uma escassez de terras produtivas, o preço das terras cresce cada vez mais. Isso faz do Fiagro de terras um veículo importante para valorização de capital.
“O ganho com a valorização de terras agrícolas pode ultrapassar a marca de IPCA + 20%”, destaca o Flávio Aragão, sócio da gestora 051 Capital.
No longo prazo, o Fiagro que investe em terras busca a venda das propriedades, de “olho” no ganho de capital.
Porém, a maioria dos fundos do tipo Fiagro investem em títulos de dívida do agronegócio, os CRAs.
Os recursos dos CRAs são usados por empresas agrícolas, que pagam os fundos com juros e correção monetária.
Neste caso, os Fiagro de papel, explica Flávio Aragão, estão mais expostos ao cenário macroeconômico, ao efetuarem operações de crédito.
Esse tipo de crédito fica indexado a CDI somado a uma porcentagem fixa. Esses Fiagros possuem rendimentos com prêmios acima da Selic.
Enquanto os Fiagros de papel ganham por meio dos juros das dívidas, os Fiagros de terras lucram pelo arrendamento da terra e valorização da mesma.
Independente se você investirá em Fiagro de crédito ou de terras, o mais importante é ter uma carteira diversificada, com ativos ligados ao agronegócio.