Investe em fundos imobiliários? Saiba como declarar FIIs no Imposto de Renda
O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda é até 31 de maio de 2023. Assim, é importante que os investidores de fundos imobiliários também estejam atentos a isso.
Uma das principais dúvidas dos investidores é como declarar FIIs no Imposto de Renda 2023 de forma correta.
Pensando nisso, a Semana de Imposto de Renda do Suno Notícias, patrocinada pelo Grana Capital, trouxe maiores detalhes sobre como realizar esse procedimento e não ter pendências com o “leão”.
A declaração de fundos imobiliários no Imposto de Renda 2023 precisa ser feita se o investidor tiver realizado vendas de FIIs que somam mais de R$ 40 mil em 2022, vendas de FIIs com ganho líquido, ou se ele detiver cotas de FIIs equivalentes a R$ 300 mil até o encerramento de 2022.
Para declarar FIIs no Imposto de Renda, é necessário acessar o sistema da Receita Federal. No menu à esquerda, procure por “Bens e Direitos”. Após isso, clique em “Novo” e em “07 – Fundos”.
Depois é preciso selecionar o tópico “03- Fundos de Investimentos Imobiliários (FII)” e colocar as informações necessárias no campo “Discriminação”.
Entre as informações estão a corretora, valor das cotas de FIIs compradas em 2022, nome do fundo e CNPJ da administradora.
Se um mesmo fundo foi comprado mais de uma vez ao longo do ano, o preço médio das cotas adquiridas precisa ser informado. Assim, calcule o valor total investido e divida pelo número total de cotas compradas.
Em “Código de Negociação”, o ticker do fundo imobiliário negociado em bolsa de valores deve ser informado.
Em “Situação em 31/12/2021” e “Situação em 31/12/2022”, o investidor informará o valor constante da Declaração de Ajuste Anual de cada um desses anos.
Por fim, os dividendos de FIIs são isentos de Imposto de Renda, mas precisam ser declarados. Na aba “Editar Rendimento Isento e Não Tributável”, deve-se completar as informações necessárias, como o nome da fonte pagadora e o valor que representa o FII.