Como gerar renda todos os meses com dividendos de FIIs?
Os fundos imobiliários representam uma forma mais acessível e simples de investir no setor imobiliário. Além disso, os dividendos de FIIs possibilitam a geração de uma renda passiva mensal todos os meses.
Embora os fundos imobiliários não sejam obrigados por lei a pagar dividendos todos os meses, eles precisam distribuir 95% do lucro auferido no semestre na forma de rendimentos.
Mas a grande maioria dos fundos imobiliários costuma distribuir esse lucro semestral conforme os resultados obtidos a cada mês. Assim, o investidor recebe como se fosse um "aluguel" daquele ativo.
Por essa razão, ao ter uma carteira diversificada em diferentes segmentos, tipos de FIIs e riscos, é muito provável que uma renda mensal seja recebida todo mês em dividendos de fundos imobiliários.
Uma das vantagens para o investidor é que os dividendos de fundos imobiliários são isentos de Imposto de Renda para pessoas físicas.
Essa regra vale para fundos negociados em Bolsa e com mais de 50 cotistas. Além disso, o investidor precisa ter uma participação no FII inferior a 10% do total de cotas emitidas pelo fundo.
Os valores dos dividendos dos fundos imobiliários variam conforme o momento financeiro de cada FII e do contexto desses ativos de forma geral. O valor é dado a cada investidor de maneira proporcional ao número de cotas que se possui.
Para fazer um preço médio e aproveitar eventuais oportunidades, realizar aportes mensais com foco no longo prazo pode ser mais vantajoso do que investir um grande montante uma única vez.
Assim, o investidor ainda pode reinvestir os dividendos dos FIIs recebidos para acelerar sua geração de renda passiva ao longo do tempo, se aproveitando do poder dos juros compostos.