Viver de dividendos de FIIs ou de aluguel de imóveis: quem ganha?
Os Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) consolidaram-se como uma alternativa de investimento no setor imobiliário. Com o crescimento desse mercado, é frequente a comparação entre essa modalidade e a tradicional locação de imóveis. Qual seria a escolha mais vantajosa?
Segundo dados do índice FipeZap, o retorno médio bruto da locação de imóveis nos últimos 10 anos foi de 0,4% ao mês, não considerando eventuais descontos e impostos previstos neste tipo de investimento.
No caso dos FIIs, a rentabilidade média neste mesmo intervalo de tempo ficou em 0,6% líquido, visto que os dividendos pagos pelos fundos imobiliários são isentos de Imposto de Renda.
Em 2023, assim como em anos anteriores, a rentabilidade dos Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) mais uma vez superou o retorno médio proveniente da locação de imóveis comerciais.
A locação de imóveis atingiu 6,23% de retorno nos 12 meses encerrados em novembro, representando 60% da taxa de retorno com dividendos (dividend yield) do IFIX. Em dezembro, o IFIX acumula ganhos de 10,82%. Veja o dividend yield de alguns fundos imobiliários:
TRXF11O fundo está com um yield de 10,20% nos últimos 12 meses. O TRXF11 é um fundo imobiliário de gestão ativa, seu foco está na distribuição de renda e dividendos por meio da busca de maximizar seu retorno com a compra, desenvolvimento e venda de imóveis locados
FLCR11O dividend yield anualizado da distribuição corresponde a 14,94%. O Faria Lima Capital Recebíveis Imobiliários (FLCR11) tem como objetivo a obtenção de renda e ganho de capital por meio da aquisição de CRI.
GAME11O FII GAME11 possui um dividend yield de 12,99%. O FII Guardian Multiestratégia Imobiliária I com essência em crédito imobiliário predominantemente de risco comedido por meio de investimentos em títulos e valores mobiliários.
GALG11O GALG11 tem um yield de 10,83% nos últimos 12 meses. O fundo é focado em ativos logísticos de boa qualidade, localização estratégica e locatários renomados.
VRTA11O VRTA11 teve um yield de 11,38% nos últimos 12 meses. O fundo Fator Verità é constituído sob a forma de condomínio fechado que visa a aquisição de ativos financeiros de base imobiliária como CRIs, FIIs e outros ativos imobiliários de renda fixa.
Vale destacar que essa matéria tem caráter meramente informativo e educativo, e não representa qualquer recomendação de compra e venda de títulos e valores.