FI-Infra x debêntures: veja as vantagens dos fundos
Criados em 2020, os Fundos de Investimento em Infraestrutura (FI-Infra) são uma opção de renda que visa incentivar o investimento privado no desenvolvimento da infraestrutura no Brasil.
Com fundos de investimento em infraestrutura (FI-Infra), você pode investir a partir de R$ 100 e ter acesso a uma carteira diversificada com dezenas de papéis, sem precisar se preocupar em analisar cada um deles individualmente.
Segundo Rodrigo Wainberg, analista de debêntures da Suno, uma outra vantagem de investir em fundos de infraestrutura (FI-Infras) é a possibilidade de acesso a ativos que não estão disponíveis para o investidor de varejo.
Enquanto o investidor institucional tem acesso a papéis exclusivos, o investidor de varejo muitas vezes não encontra essas oportunidades. Portanto, investir em FI-Infras pode ser uma forma estratégica de se expor a esses ativos diferenciados.
Outro diferencial são os spreads menores. “Quando você adquire uma debênture por meio de uma corretora está sujeito a um spread maior, que é a diferença entre a taxa de compra e a taxa de venda”, explica Wainberg O intermediário adquire o papel com uma taxa menor para executar a operação e, em seguida, vende a debênture com uma taxa maior, embolsando a diferença.
Por outro lado, investir em um fundo geralmente resulta em spreads menores. Isso significa que a rentabilidade do seu investimento tende a ser maior, já que você está pagando menos pela execução das operações.
Além disso ,os FI-Infra têm isenção de imposto de renda, não só nos rendimentos distribuídos, como acontece com os fundos imobiliários e os do agronegócio, mas também no ganho de capital, em caso de venda de cotas com lucro
"O investimento em fundos de infraestrutura oferece acesso à expertise de gestores profissionais, que possuem experiência, relacionamentos e informações diferenciadas", diz Wainberg.
Segundo o analista, as debêntures são papéis de risco e não contam com a figura do fundo garantidor de crédito. Neste contexto, os fundos de infraestrutura proporcionam maior segurança, isso ocorre porque o gestor responsável pela carteira tende a realizar análises de crédito criteriosas, reduzindo o risco de perdas em investimentos mal direcionados.