Fundo imobiliário GALG11 cresce 504% em 12 meses; como assim?

Um estudo divulgado pelo Valor Investe, com dados da Quantum Finance, mostrou que a quantidade de cotistas dos FIIs de papel do IFIX teve uma alta média de 63% no intervalo de 12 meses até outubro, enquanto na classe de fundo imobiliário de tijolo o aumento foi de 40%.

Entre os fundos imobiliários de papel, o que liderou esse ranking foi o BTCI11, que neste período de tempo teve um avanço de 473,1% na quantidade de cotistas.

A lista segue com CYCR11, com +361,4%, VGIR11, com +208,1%, e o fundo imobiliário RZAK11, cujo número de investidores cresceu 162,5%.

Já entre os fundos imobiliários de tijolo, o grande destaque foi para o GALG11. O FII do setor de galpões logísticos registrou um crescimento de 504,6% no seu número de cotistas em 12 meses.

Sobre os motivos que levaram a esse grande crescimento do GALG11 está sua nova estratégia voltada a pulverização.

Até certo período, aproximadamente 35% das cotas emitidas pelo fundo imobiliário GALG11 eram detidas por investidores institucionais, como fundos de investimento.

Foi então que a gestora optou por adotar algumas medidas para aumentar sua base de investidores. Hoje o FII negocia na base 10, facilitando a entrada de pessoas físicas. Houve também a venda de cotas por parte de alguns investidores institucionais.

Assim, o fundo imobiliário GALG11 teve um salto no seu número de investidores, superando o segundo colocado da lista divulgada pelo Valor Investe, que é o VIUR11, cujo aumento foi de 393,5%.