Fundos de Papel ou FIIs de Tijolo para 2023?

Diante do cenário atual com queda do IFIX e incertezas na política econômica, quais as melhores opções para investir em 2023: fundos de papel ou fundos de tijolo?

O gestor Ricardo Vieira, da VBI Real Estate acredita que muitos fundos de papel estão com desconto em suas cotas e com os fundamentos intactos.

É a vez dos Fundos de papel?

Ou seja, na visão da gestora VBI, pelo menos para este início de ano, estamos com uma boa oportunidade de compra em ativos que investem na dívida do setor imobiliário.

Com o atual desconto desses fundos de papel e com suas carteiras com retorno médio de IPCA + 7%, é possível alcançar um retorno total até o fim do ano de IPCA + 12%.

A VBI acredita que existem muitos FIIs que investem diretamente em imóvel e estão com desconto em relação ao seu patrimônio.

Investir em FIIs de tijolo

Porém, o gestor da VBI pondera sobre o significado de investir em fundos “baratos”: "é preciso analisar os imóveis desses FIIs". 

O ponto de virada do mercado deve ser quando ocorrer uma redução da curva de juros, com a valorização generalizada dos fundos de tijolo.

A inflação aqui no Brasil já está num patamar mais confortável para os padrões nacionais, em mais ou menos 5%.

Com inflação controlada, é possível que os juros caiam e os fundos de tijolo podem ter nova valorização. 

Mesmo com as oportunidades em fundos de papel e FIIs de Tijolo, o gestor da VBI lembra que este não é o melhor momento para sair comprando “loucamente”.

É necessário cautela

A taxa Selic a 13,75% compete diretamente com os FIIs e ainda há muita incertezas no cenário econômico.

O importante é aproveitar as oportunidades pontuais com fundos de bastante qualidade em preços interessantes.