Quais fundos imobiliários sobem mais com a queda dos juros?

A queda dos juros tende a beneficiar os ativos de renda variável, como os fundos imobiliários, por exemplo. Mas quais FIIs sobem mais com a queda da Selic?

Primeiramente, é importante destacar que o mercado financeiro costuma antecipar esse movimento de variação dos juros, o que impacta os preços dos FIIs antes mesmo de um efetivo corte na Selic.

Isso pode ser visto na recente valorização e “rali” de alta que muitos fundos imobiliários tiveram nesses últimos 3 meses. Conforme o mercado estima que um corte na Selic está cada vez mais próximo, os juros futuros caem e os FIIs se beneficiaram desse movimento.

Segundo o professor Baroni, especialista de fundos imobiliários da Suno, os FIIs de tijolo costumam antecipar mais esses movimentos, seja quando caem os juros, ou quando sobem.

Assim, com a expectativa de queda dos juros, os fundos imobiliários de tijolo geralmente são os primeiros a subir de forma mais relevante.

Algo que influencia ainda mais nesse movimento de valorização dos FIIs de tijolo é que grande parte deles se encontrava bastante descontado em relação aos seus valores patrimoniais.

Da mesma forma, quando os juros sobem, ou estão na eminência de subir, os fundos imobiliários de tijolo também costumam antever esse movimento, e suas cotas podem cair um pouco mais rápido.