Galpões logísticos: Nordeste ganha espaço no mercado

O mercado de galpões logísticos, destaque no setor de FIIs, ainda é muito concentrado no Sudeste, onde estão 77% do estoque nacional de condomínios logísticos nos padrões A+, A e B. O Nordeste, no entanto, vem ganhando destaque no setor.

O Nordeste hoje reúne 10,24% dos falpões do país, segundo o Market Analysis. Alguns imóveis pertencem a FIIs como o XPLG11, dono do Cone Multimodal, em Cabo de Santo Agostinho (PE) com 180 mil m2 de área bruta locável (ABL).

Também na região de Suape, o fundo PLOG11, sob gestão da Genial, é dono do Parque Logístico Pernambuco, que reúne 70 mil m2 de ABL em três galpões.

O GARE11 está vendendo um galpão locado à BRF em Salvador por R$ 280 milhões,  mas segue dono do BRF Vitória de Santo Antão (PE), com ABL de 30,6 mil m2.

O BTLG11 está em processo de reciclagem para concentrar seu portfólio na Grande São Paulo, mas ainda detém galpões no Nordeste, caso do BRF Fortaleza, no Ceará, com 23,2 mil m2.

O RELG11 detém a propriedade no REC Log Camaçari, no polo petroquímico da Bahia, com 44 mil m2 de ABL.

Os FIIs ainda têm espaço para avançar no Nordeste, já que muitos ativos ainda são de propriedade de empresas - caso da Log CP, uma das líderes no mercado, que detém dois ativos em Fortaleza com ABL total de mais de 230 mil m2.

A Log também prepara a entrega de um condomínio logístico em Natal, com 39 mil m2 de ABL.