Investir em fundos imobiliários ou imóveis: qual é a melhor opção?

Historicamente, os imóveis passaram a fazer parte dos investimentos dos brasileiros. Uma das alternativas de investir nesse tipo de ativo sem comprar o imóvel diretamente é por meio dos fundos imobiliários.

Mas afinal, o que é melhor: comprar um imóvel para alugar ou investir em fundos imobiliários. Marcos Correa, especialista em FIIs da Suno, destrinchou melhor esse assunto em um vídeo no canal do YouTube “Professor Baroni”.

Uma das vantagens dos FIIs é a acessibilidade, já que é possível comprar cotas de FIIs a partir de R$ 10. Já os imóveis físicos podem ter preços bastante elevados.

Quanto ao controle do investimento, nos imóveis físicos o proprietário tem maior liberdade de fazer “o que quiser” em seu ativo, enquanto nos fundos imobiliários esse papel está sob a responsabilidade do gestor.

Um dos pontos positivos dos FIIs, segundo Correa, é o fracionamento, já que é possível vender uma parte das cotas que possui em carteira, enquanto no imóvel é necessário vender o ativo todo.

Além disso, os dividendos dos FIIs são, na maioria dos casos, isentos de IR, enquanto no aluguel recebido nos imóveis é necessário pagar uma alíquota que pode chegar a até 27,5%.

Outro fator importante é a liquidez. Nos FIIs, o dinheiro de uma venda é creditado em até 2 dias úteis, enquanto nos imóveis esse prazo depende da negociação com potenciais compradores.

Por fim, também vale destacar a possibilidade de diversificação setorial e número ao investir em fundos imobiliários, quando comparado a um valor de compra de um imóvel.