Maior Fiagro atinge menor preço desde agosto; e agora?
O maior Fiagro do Brasil em número de cotistas, o VGIA11, registrou uma queda de 0,12% na sessão de hoje (25), fechando a semana com desempenho negativo de 3,70%.
No início de setembro, o Fiagro VGIA11 atingiu a máxima de 2024 e posteriormente passou a ter uma tendência de queda.
No mês de outubro, a performance acumulada do fundo é negativa em 9,83% até o momento. Nos últimos 12 meses, a queda acumulada é de 6,07%.
Até o momento, o fundo VGIA11 vem registrando um dos seus piores meses da história na Bolsa de Valores, embora faltem alguns pregões para o mês se encerrar.
O VGIA11 segue na linha da queda do mercado de renda variável, inclusive dos FIIs e Fiagros recentemente.
Com o recente aumento na taxa Selic, a 10,75% ao ano, os investidores acabam tendendo a migrar capital da renda variável para a renda fixa, podendo pressionar vendas nos ativos como FIIs e ações, por exemplo.
Na busca por alternativas de menor risco, muitos investidores direcionam recursos para títulos públicos e privados, diminuindo suas posições em renda variável.
Sendo assim, essa movimentação na Bolsa de Valores não representa necessariamente uma perda de fundamento nos ativos, sendo preciso verificar caso a caso.
A matéria tem objetivo meramente informativo em relação à baixa do VGIA11, não representando uma recomendação de compra e venda de ativos.