5 Mitos e Verdades sobre Fundos Imobiliários

Há diversos mitos e verdades sobre os FIIs, assim como ocorre com diversos outros tipos de investimento. 

Apesar de ter muitas informações valiosas sobre essa categoria de investimento, também existem alguns equívocos sobre os FIIs.

Um dos maiores mitos que investidores iniciantes caem é que os fundos imobiliários são ativos de renda fixa.

“FIIs são renda fixa” (falso)

Ao investir em FIIs, o investidor assume não apenas o risco de nenhum retorno garantido e o risco de solvência, mas também o risco comercial e de governança.

Uma das grandes vantagens dos FIIs é que os dividendos pagos aos cotistas são isentos de imposto de renda para pessoas físicas.

“FIIs não pagam imposto de renda” (verdade)

No entanto, caso as cotas do FII sejam vendidas com lucro, o investidor é obrigado a pagar um imposto de 20% sobre a operação.

É possível começar a investir em FIIs com apenas R$ 20 ou menos. Assim, o investidor não precisa de muito dinheiro para iniciar. 

Dá para investir em FIIs com R$ 20 (verdade)

Na verdade, é melhor investir pequenas quantias de dinheiro regularmente do que investir grandes montantes de uma só vez.

As habilidades e o desempenho dos gestores de fundos têm um papel importante nos resultados do FII. 

Gestor não faz a diferença (falso)

Seu estilo de investimento, habilidades de timing e melhores habilidades de escolha de ativos levam a retornos maiores.

Viver de dividendos de FIIs é possível e significa que seu portfólio gera um fluxo de renda passiva que pode cobrir as despesas de forma indefinida. 

Consigo viver de renda apenas com FIIs (verdade)

O investimento em FIIs oferece uma solução simples para separar a renda do tempo, algo fundamental para a independência financeira e aposentadoria. 

Como qualquer investimento, investir em FIIs traz algum grau de risco, embora “alto risco” seja um mito. 

Investir em FIIs é alto risco (falso)

Não há garantia de que uma propriedade atrairá inquilinos ou que continuará a crescer em valor. Porém, no geral, os benefícios superam os riscos. 

Assim, os FIIs são um investimento tangível, com uma fonte de renda mensal, oferece diversificação nos investimentos e a atuação de uma gestão profissional.