5 coisas que você precisa saber antes de investir em fundos imobiliários

Com o crescimento do mercado de fundos imobiliários, muitos investidores iniciantes têm dúvidas em relação a esse tipo de ativo e sobre o que é necessário para começar.

A primeira coisa que se deve saber antes de começar a investir em FIIs é que seus dividendos são isentos de Imposto de Renda para pessoas físicas, o que se torna uma grande vantagem ao investir nesses ativos.

A segunda coisa é que existem diversos tipos de FIIs, como os de tijolo (imóveis físicos), de papel (títulos de dívida), FOFs (que investe em cotas de outros FIIs) e outros.

Sendo assim, cada classe de ativo segue uma dinâmica diferente de mercado, sendo importante que o investidor conheça cada fundo e os que ativos que compõem sua carteira antes de escolher.

A terceira coisa é que os fundos imobiliários representam uma forma mais barata de investir em imóveis.

Nesse caso, a partir de R$ 10 já é possível começar a investir em FIIs e receber dividendos geralmente mensais, embora os fundos não sejam obrigados a pagar todo mês.

Outro ponto a se destacar sobre os FIIs é a sua praticidade. O investidor está “comprando” o conhecimento e engajamento do gestor para escolher os melhores ativos por ele, em troca de uma taxa de administração e gestão.

Sendo assim, é importante que os investidores conheçam o histórico do gestor, já que isso é um fator fundamental para que o FII alcance melhores resultados no longo prazo.

A última coisa que se deve saber antes de investir em fundos imobiliários é que eles são ativos de renda variável.

Sendo assim, apesar dos fundos imobiliários serem uma relevante geração de renda passiva, é importante conhecer os riscos de cada um e prezar pela diversificação.