Quais FIIs podem se destacar com valorização de cotas e queda de juros?
Os Fundos de Fundos (FOFs) são instrumentos de investimento imobiliário que se especializam em alocar recursos, principalmente, em cotas de outros fundos imobiliários (FIIs).
Dessa forma, investir em Fundos de Fundos (FOFs) pode aumentar o potencial de retorno e reduzir o risco financeiro, pois você estará diversificando seus investimentos em diversos produtos, cada um com sua própria rentabilidade.
Em cenário de queda de juros, os fundos imobiliários tendem a subir, e o oposto ocorre quando os juros aumentam. Com essa relação em mente, analistas preveem um cenário favorável com a continuidade da queda dos juros e a inflação mantendo-se estável.
Com isso, FOFs podem ter bons retornos em 2024 devido à tendência de queda na taxa de juros. Essa queda beneficia os investimentos, e há indícios de que os juros nos EUA, que influenciam globalmente, possam começar a cair também, favorecendo ativos de maior risco.
Fora isso, os FOFs têm um grande potencial de valorização das cotas devido ao seu modelo de investimento. Eles aplicam em cotas de outros fundos, e em um mercado em alta, há uma maior probabilidade de obter ganhos de capital.
Muitos dos ativos dos FOFs estão sendo negociados com desconto, o que significa que suas cotas estão sendo vendidas por um preço inferior ao seu valor real.
Assim, com a valorização das cotas dos fundos nos quais o FOF investe, é razoável esperar uma valorização das cotas dos FOFs também.
Um dos exemplos é o RFOF11, que está com um dividend yield anual de 11,03%, com um P/VP de 0,96. A estratégia do RFOF11 visa uma maior preparação para surfar na queda de juros.
Outro FOF é o OUFF11, que tem um dividend yield de 12,45%, com um P/VP de 0,91. Além dele, temos VIFI11, com yield de 10,04% e 0,90 de P/VP. O SNFF11 também tem um yield próximo de dois dígitos (9,72%) e P/VP de 0,94.