Os fundos imobiliários são uma das principais opções para investir em fundos. Nos Estados Unidos também há uma modalidade parecida no setor, os REITs.
Os REITs são equivalentes aos fundos imobiliários brasileiros, embora cada um deles cumpra uma série de regras que não são exatamente as mesmas.
REIT é a sigla para “Real Estate Investment Trust”. São empresas criadas com foco no mercado imobiliário nos EUA, conhecidos como os “FIIs dos Estados Unidos”.
Um REIT precisa investir pelo menos 75% da sua receita bruta derivada de ativos imobiliários conhecidos como Real Estates, o que inclui imóveis, títulos de dívida dos EUA, ou câmbio.
Um Real Estate Investment Trust deve ter um montante mínimo de 75% de sua receita advinda de aluguéis e juros com operações de dívida que tenham lastro imobiliário.
Os REITs também precisam que 50% do veículo esteja sob o controle de mais de 5 pessoas.
São dois tipos de REITs principais existentes nos EUA, de Mortgage e de Equity, que são parecidos com FIIs de papel e os de tijolo, respectivamente.
O Mortgage REIT investe em títulos relacionados ao mercado imobiliário, como hipotecas e recebíveis imobiliários, por exemplo.
Já o Equity REIT tem a função de investir de forma direta em imóveis físicos. Isso inclui os terrenos, imóveis residenciais, empreendimentos.
A empresa Equity REIT pode alocar em diversos segmentos de imóveis, como: escritórios, hospitais, galpões, hotéis, imóveis residenciais, centros comerciais, florestas e shoppings.
Assim como os fundos imobiliários híbridos no Brasil, também há uma modalidade parecida entre os REITs, o Hybrid Reit, que investem em imóveis físicos e também em títulos imobiliários.
Desse modo, os REITs representam um tipo de investimento no setor imobiliário, ao mesmo tempo que corresponde a uma possibilidade de investimento no exterior.