Com inflação ainda fora da meta, o Banco Central não descarta subir a taxa Selic, atualmente em 10,50%. Quais FIIs e Fiagros podem se beneficiar desse movimento?
Em primeiro lugar, os fundos de papel, que investem em CRIs indexados ao CDI são os mais “cotados”.
Fundos como VGIR11 e KNCR11, como têm praticamente 100% de sua carteira atrelada ao CDI, podem até mesmo pagar mais dividendos com a Selic mais alta.
Outros fundos com uma carteira mais dividida entre IPCA e CDI, também podem “bombar”, aumentando rendimentos, como RRCI11, HGCR11, GAME11, VRTM11, OUJP11 e outros, também podem ter ganhos maiores.
Já os fundos com maior parte de ativos indexados ao IPCA, como VRTA11, CLIN1111 e outros, podem sentir o aumento da taxa Selic.
Outra opção interessante é investir em ativos do agronegócio, como os Fiagros, que também possuem muitos ativos indexados ao CDI.
Os fiagros, geralmente, pagam dividendos maiores com a Selic em alta, tais como SNAG11, OIAG11, AAZQ11 e etc. Ou seja, a Selic mais alta beneficia grande parte dos fundos do agronegócio.
Independente disso, o investidor precisa acompanhar os ativos e analisar suas carteiras, sem olhar apenas para o dividend yield.