SP e RJ dominam: veja as 5 maiores lajes corporativas do Brasil

São Paulo possui o maior estoque de escritórios de classe A+, A e B do Brasil, com 6,1 milhões de m², seguido pelo Rio de Janeiro, com 3 milhões de m².

Segundo o site Siila, apesar do aumento na busca por home office em 2023, a ocupação dos escritórios também aumentou.

Dados mostram que as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo tiveram uma redução na vacância em empreendimentos A+, A e B, chegando a 35% e 23%, respectivamente.

Entre as maiores lajes, três estão em São Paulo e duas no Rio de Janeiro. Confira a seguir:

1. Pátio Victor Malzoni O Pátio Victor Malzoni, localizado na Av. Brigadeiro Faria Lima, é um empreendimento dividido em duas torres, com a maior laje, totalizando 4.8 mil m². O prédio tem uma baixa taxa de vacância, com a Torre Sul totalmente ocupada e a Torre Norte com apenas 1,45% de vacância. Empresas como o Google e BTG Pactual são inquilinos no local.

2. Eco Sapucaí No Rio de Janeiro, o Eco Sapucaí é destaque com uma das maiores lajes de escritórios do país, totalizando 4.6 mil m². Localizado na região da Cidade Nova, na rua Marquês de Sapucaí, o empreendimento é vizinho do Sambódromo.

No último semestre, o complexo empresarial recebeu a empresa 42 Rio, que ocupou um andar inteiro, totalizando quatro conjuntos completos. Esta foi a primeira locação desde o terceiro trimestre de 2021, quando a Technip alugou 9 mil m² em duas lajes.

3. Faria Lima 3500 O Faria Lima 3500, localizado em São Paulo, teve sua maior transação de escritórios envolvendo a compra pelo Itaú BBA por R$ 1,5 bilhão. Com uma laje de 4.5 mil m², o edifício é o único monousuário entre os cinco maiores.

O banco adquiriu sua sede própria, que era anteriormente da Brookfield Asset Management. Desde sua inauguração em 2014, o Itaú BBA ocupava o prédio, que foi projetado como um empreendimento built-to-suit (BTS).

4.Complexo JK – Bloco B O Bloco B do Complexo JK, conhecido como Daslu, é parte de um conjunto de prédios e um shopping center na zona sul de São Paulo. Com uma laje de 4.4 mil m², o empreendimento abriga empresas como Johnson & Johnson, Body Tech e a Regus (IWG).

5.Aqwa Corporate Localizado na Av. Oscar Niemeyer, no Rio de Janeiro, o Aqwa Corporate é a quinta maior laje dos empreendimentos classe A+ com mais de cinco andares. Com uma ocupação de 76,5%, abriga empresas como Enel, Caixa Econômica Federal e Icatu Seguros. Situado no Porto Maravilha, o empreendimento oferece uma vista 360º para o porto da cidade e a Ponte Rio-Niterói.