Veja 4 dicas para lidar com a crise no mercado de FIIs

Nas últimas semanas, o mercado de FIIs foi impactado por uma crise.

Diversos FIIs registraram perdas em suas distribuições e isso trouxe volatilidade e medo. Veja 4 dicas que o Professor Baroni tem para superar a crise dos FIIs.

Para os investidores que visam o longo prazo, construindo uma carteira com teor previdenciário, não há um momento certo para começar a investir.

1 - Com essa “crise” no mercado de FIIs, devo começar a investir em FIIs?

Isso porque o investidor de longo prazo preza pela valorização dos ativos ao longo dos anos 

Devemos analisar o preço médio somente sob a perspectiva tributária, ou seja, não devemos nos preocupar com o preço médio.

2 - Será que devo investir agora, a fim de melhorar o preço médio?

Inclusive, se o fundo imobiliário estiver a um bom preço e for interessante, o investidor pode comprá-lo sem problemas, mas focar em preço médio não é uma boa estratégia.

Pode acontecer, mas a relação não é direta. Por exemplo: alguns FIIs possuem CRI atreladas ao CDI. Assim, quando a Selic cair, provavelmente o rendimento também vai cair.  

3 - Se os juros caírem, os rendimentos e cotas dos FII de CRI vão cair também? 

Mas, há também FII de CRI atrelados ao IPCA, que acabam tendo uma relação inversa. Ou seja, em vez de registrar desvalorização, eles podem se valorizar.

4. Porque vários fundos são negociados a partir de R$ 100,00? Existem muitos fundos sendo negociados com base R$ 10,00 a cota. Isso ocorreu com o intuito de gerar mais liquidez e atrair mais investidores.