O sonho de muitos investidores é ter uma rentabilidade e renda passiva suficiente para viver sem trabalhar. Mas será que isso é possível com os fundos imobiliários?
Em outras palavras, será que é possível viver de fundos imobiliários? O especialista de fundos imobiliários da Suno, Marcos Correa, falou a respeito desse tema.
Os FIIs geralmente pagam rendimentos todos os meses. Assim, eles são uma forma de garantir uma aposentadoria com renda mensal.
Uma das dúvidas mais frequentes dos investidores é se eles podem investir apenas em FIIs. A resposta para isso vai depender do perfil do investidor e da estratégia adotada.
Cada um dos investidores tem seu próprio perfil, sendo uns mais conservadores, enquanto outros realizam investimentos mais arrojados, ou seja, em ativos de maior risco.
Alguns conhecem um pouco de cada ativo, enquanto outros querem ser especialistas em um único investimento, como os fundos imobiliários, por exemplo.
Correa diz que o investidor pode investir somente em FIIs se assim ele desejar, desde que ele esteja ciente dos riscos de uma carteira concentrada nesse tipo de ativo.
Desse modo, os riscos da carteira estarão associados apenas aos fundos imobiliários e ao mercado imobiliário.
Se esse segmento tiver algum problema estrutural no futuro, ou então tivermos uma eventual crise imobiliária, 100% do seu patrimônio pode ser impactado.
Se o investidor estiver tranquilo em relação a isso, então poderá assumir esses riscos e alocar seu capital de investimento totalmente em fundos imobiliários.
No entanto, considerando o público em geral, isso não é o mais recomendado. O ideal é que se invista em diferentes tipos de ativos, incluindo ações e títulos de renda fixa.
Assim, é possível diluir os riscos de um único investimento. Investir apenas em fundos imobiliários pode ser algo adotado apenas por quem é especialista nesse assunto.