Como todos já sabem, existem muitos tipos diferentes de imóveis usados para diversas finalidades diferentes, seja para a habitação de pessoas, à agricultura ou para o aluguel de imóveis comerciais para empresas. No entanto, dentre tantos termos utilizados no setor imobiliário, um tem gerado curiosidade, o “Real Estate”.
Mas afinal, qual o significado do termo Real Estate, qual sua relação com o mercado imobiliário e como os investidores podem gerar lucro através dele. A seguir, daremos resposta para essas indagações.
O que é Real Estate?
Originado do inglês, o termo significa, em tradução literal, “propriedade real”. Em outras palavras, se refere à propriedade física, que pode incluir terrenos, edifícios e direitos sobre à terra. Além disso, do ponto de vista do setor imobiliário, se refere à produção, compra e venda de propriedade.
O setor imobiliário afeta a economia brasileira, sendo um dos principais impulsionadores do crescimento econômico. Para pessoas físicas e jurídicas, pode ser visto apenas como uma compra feita para satisfazer as necessidades do comprador ou da empresa.
No entanto, o Real Estate também pode fazer parte de grandes fundos de investimento imobiliários, que ao contrário de ações e títulos, são palpáveis e podem ser apoiados independentemente das condições do mercado.
Sendo assim, quando o mercado despenca, os investidores ainda possuem direito à propriedade, que não vai a lugar nenhum. Como resultado, para uma grande parcela de investidores, trata-se de um conforto que eles não encontram em outros tipos de investimentos.
Como funciona o Real Estate?
O Real Estate possui diversos ramos e aspectos, facilitando a compra, venda e aluguel de imóveis. Abaixo encontra-se uma visão geral de como alguns desses elementos funcionam em conjunto.
Construção de novos imóveis
Embora existam muitas propriedades existentes à disposição no Brasil, há sempre uma demanda por novas propriedades. Empresas de empreendimentos imobiliários muitas vezes gerenciam a construção de novos edifícios, seja para imóveis residenciais ou comerciais.
Desse modo, os empreiteiros construirão as propriedades e, uma vez concluídas, poderão ser avaliadas, vendidas ou alugadas. Como resultado, desenvolvedores e construtores serão pagos por seus serviços.
Compra e venda de imóveis residenciais
A compra e venda de imóveis residenciais corresponde a grande parte do mercado imobiliário. Não é por acaso que muitas pessoas optam por trabalhar como agentes imobiliários, de modo a facilitar a compra e venda de uma casa devido à complexidade do processo.
Cada imóvel residencial é classificado diferentemente dependendo de seu tamanho, comodidades adicionais, localização e propriedades comparáveis. Em uma transação imobiliária residencial, compradores e vendedores e seus respectivos agentes cooperarão no trabalho financeiro e jurídico envolvido na transferência da propriedade de uma parte para a outra.
Propriedade para aluguel
As propriedades para aluguel podem fornecer uma fonte de renda, mas podem exigir um investimento contínuo, tais como publicidade, limpeza e reparos ao longo do tempo para manter a propriedade em forma.
Investimento imobiliário
Os fundos de investimento imobiliário, mais conhecidos como FIIs, são gerados por empresas que possuem e operam imóveis e, onde os investidores pessoa física podem investir neles de modo a obter renda passiva.
Desse modo, os investidores não precisam se preocupar com nenhum problema do dia-a-dia referente ao gerenciamento da propriedade, focando apenas em como o dinheiro está sendo utilizado e a lucratividade do investimento.
Os fundos imobiliários são uma excelente estratégia para aqueles que buscam gerar renda passiva investindo em imóveis, mas não querem ser responsáveis pelo imóvel. Os FIIs também são uma ótima estratégia para os investidores que buscam diversificar sua carteira de ativos.
Airbnb e serviços similares
Conectar a propriedade a economia tec é uma alternativa ao investimento tradicional em propriedades de aluguel. Sendo assim, caso haja um fluxo constante de inquilinos, pode ser lucrativo alugá-lo por meio do Airbnb ou serviços semelhantes. No entanto, em alguns casos, a renda de aluguel estável de inquilinos de longo prazo pode ser mais lucrativa.
Quais submercados o Real Estate atua?
Imóveis residenciais
Os imóveis residenciais incluem casas novas para construção e revenda. A categoria mais comum são as casas unifamiliares, mas também existem condomínios, cooperativas, sobrados, duplex, casas de alto valor, multigeracionais e de férias.
Imóveis comerciais
Os imóveis comerciais incluem centros comerciais, edifícios médicos, educativos, hotéis e escritórios. Importante destacar que, embora sejam usados para fins residenciais, os prédios de apartamentos são geralmente considerados prédios comerciais, devido à geração de renda da propriedade.
Terrenos
Os terrenos incluem terrenos baldios, de explorações agrícolas e pastagens. As subcategorias em lotes vagos incluem não desenvolvido, desenvolvimento ou de reutilização.
Finalidade especial
Trata-se de propriedades de uso público, tais como cemitérios, prédios governamentais, bibliotecas, parques, locais de culto e escolas.
Imóveis industriais
Os imóveis industriais incluem edifícios e propriedades industriais e armazéns. Os edifícios podem ser usados para pesquisa, produção, armazenamento e distribuição de mercadorias. Alguns edifícios onde os bens são distribuídos são considerados propriedades comerciais. A classificação é importante porque este tipo de imóvel pode ser tratado diferentemente para zoneamento, construção e venda.
Como escolher um fundo imobiliário?
Os fundos imobiliários são uma ótima maneira de diversificar o portfólio sem todo o incômodo de possuir propriedades definitivas. No entanto, é preciso estar atento. Nem todos os fundos são formulados igualmente e, por essa razão, os investidores devem sempre realizar suas pesquisas.
Sendo assim, antes de investir em um fundo imobiliário específico, certifique-se de verificar as pessoas envolvidas no fundo, a equipe de gerenciamento e explorar o histórico de rendimento do fundo.
Por fim, avalie o retorno esperado do fundo e, em seguida, determine seu gerenciamento de risco e se questione se você acredita ou concorda com sua estratégia, bem como, o tempo que levará para atingir suas metas.
Qual a relação de Real Estate e os investimentos imobiliários?
O Real Estate fornece renda estável a longo prazo, têm alguma proteção contra a inflação e geralmente têm uma baixa correlação com ações e títulos. Em geral, espera-se que propriedades de baixa alavancagem, alta qualidade e bem administradas ofereçam retornos mais altos e menor risco do que as ações.
Desta forma, as propriedades reais (Real Estate) têm uma relação direta com o investimento imobiliário, desempenhando um papel importante em muitas carteiras de investimento e uma fonte de renda atraente.
Além disso, devido à natureza única do setor imobiliário, os investimentos imobiliários tendem a ter um desempenho diferente de outras classes de ativos, como ações, títulos e commodities, portanto, têm riscos e retornos diferentes para diversificar.
Foi possível entender sobre o Real Estate? Deixe nos comentários suas dúvidas e sugestões.