Stakeholder é um dos termos que costuma inspirar muitas dúvidas.
Por isso, é fundamental entender o que é stakeholder, visto que se trata de um fator importantíssimo para o sucesso de um negócio.
O termo Stakeholder foi criado pelo filósofo Robert Edward Freeman, em 1963, a partir de um memorando interno da Stanford Research. Stakeholders, definição, segundo ele, se referia a “grupos que sem seu apoio a organização deixaria de existir”.
A expressão é composta de duas palavras em inglês:
- Stake: que significa interesse, risco ou participação;
- Holder: que significa aquele que possui.
Logo, o stakeholder é aquele que possui interesse ou participação no negócio, seja ele um indivíduo ou um grupo.
Esse termo é frequentemente utilizado em áreas como:
- Comunicação
- Administração
- Tecnologia da informação
Sua função é designar as pessoas e grupos mais importantes para um projeto, ou seja, a parte interessada.
A relevância de um stakeholders para uma empresa
A identificação e entendimento dos stakeholders pode proporcionar uma visão muito mais ampla dos processos em um negócio.
A partir delas, é muito mais fácil para que os responsáveis pelo planejamento compreendam como a empresa pode melhorar, como processos podem ser otimizados e como garantir benefícios para todas as partes envolvidas.
Os consumidores, por exemplo, estão cada vez mais exigentes.
Por isso, as empresas que visam apenas o lucro de seus acionistas são cada vez menos bem vistas.
Isso porque a preferência do público está ficando com negócios socialmente e economicamente mais conscientes.
Entretanto, quando os stakeholders de um projeto são identificados logo no início, é mais fácil avaliar restrições, riscos e requisitos envolvidos.
Isso é fundamental para tomar decisões de maneira mais eficiente.
Tipos de Stakeholders
Existem muitos exemplos de stakeholders.
Afinal, o termo engloba qualquer grupo ou pessoa que possua interesses ou assuma riscos em um determinado projeto.
Mas para facilitar o entendimento e identificação dos stakeholders, eles foram divididos em dois tipos:
- Internos
- Externos
Confira uma explicação mais detalhada sobre cada um deles, além de alguns exemplos, para tirar suas dúvidas:
Stakeholders Internos
Os stakeholders internos são aqueles que possuem alguma afiliação formal com a empresa. Podem ser:
- Colaboradores
- Gestores
- Gerentes
- Proprietários
- Acionistas
Stakeholders Externos
São aqueles que, apesar de diretamente afetados pela direção dos projetos da empresa em questão, não possuem afiliação com a mesma. Veja:
- Clientes
- Fornecedores
- Credores e Investidores
- Estado
- ONGs
- Mídia
- Concorrentes
Exemplos de Stakeholders
Identificar os stakeholders de uma empresa, negócio ou projeto é fundamental para o planejamento estratégico.
Veja alguns exemplos práticos que vemos no dia-a-dia:
- Clientes
- Colaboradores
- Gestores de diversos setores
- Concorrentes
- Fornecedores
- Proprietários
- Acionistas
- Mídia
- Estado
- ONGs
- Sindicatos
Todos esses grupos podem influenciar de maneira positiva ou negativa o desempenho de um negócio.
Dessa forma, devem sempre ser considerados.
Portanto, um fato importante a destacar é que a identificação dos stakeholders é uma parte essencial no início de qualquer projeto.
Considerações
A identificação dos stakeholders pode ajudar muito no planejamento e na tomada de decisão.
Ele permite uma visão mais ampla das vantagens, riscos e aliados que determinados projetos possuem.
Com isso, é possível encontrar soluções para problemas antes mesmo que eles apareçam, tornando todos os processos muito mais eficientes. Portanto, parcerias com stakeholders que possuem interesses nos projetos podem ser a chave para o sucesso de um negócio.