Quem são os Stakeholders – Conceito e informações importantes

Quem são os Stakeholders – Conceito e informações importantes

Stakeholder é um dos termos que costuma inspirar muitas dúvidas.

Por isso, é fundamental entender o que é stakeholder, visto que se trata de um fator importantíssimo para o sucesso de um negócio.

O termo Stakeholder foi criado pelo filósofo Robert Edward Freeman, em 1963, a partir de um memorando interno da Stanford Research. Stakeholders, definição, segundo ele, se referia a “grupos que sem seu apoio a organização deixaria de existir”.

A expressão é composta de duas palavras em inglês:

Logo, o stakeholder é aquele que possui interesse ou participação no negócio, seja ele um indivíduo ou um grupo.

Esse termo é frequentemente utilizado em áreas como:

Sua função é designar as pessoas e grupos mais importantes para um projeto, ou seja, a parte interessada.

A relevância de um stakeholders para uma empresa

stakeholders

A identificação e entendimento dos stakeholders pode proporcionar uma visão muito mais ampla dos processos em um negócio.

A partir delas, é muito mais fácil para que os responsáveis pelo planejamento compreendam como a empresa pode melhorar, como processos podem ser otimizados e como garantir benefícios para todas as partes envolvidas.

Os consumidores, por exemplo, estão cada vez mais exigentes.

Por isso, as empresas que visam apenas o lucro de seus acionistas são cada vez menos bem vistas.

Isso porque a preferência do público está ficando com negócios socialmente e economicamente mais conscientes.

Entretanto, quando os stakeholders de um projeto são identificados logo no início, é mais fácil avaliar restrições, riscos e requisitos envolvidos.

Isso é fundamental para tomar decisões de maneira mais eficiente.

Tipos de Stakeholders

Existem muitos exemplos de stakeholders.

Afinal, o termo engloba qualquer grupo ou pessoa que possua interesses ou assuma riscos em um determinado projeto.

Mas para facilitar o entendimento e identificação dos stakeholders, eles foram divididos em dois tipos:

Confira uma explicação mais detalhada sobre cada um deles, além de alguns exemplos, para tirar suas dúvidas:

Stakeholders Internos

Os stakeholders internos são aqueles que possuem alguma afiliação formal com a empresa. Podem ser:

Stakeholders Externos

São aqueles que, apesar de diretamente afetados pela direção dos projetos da empresa em questão, não possuem afiliação com a mesma. Veja:

Exemplos de Stakeholders

stakeholders

Identificar os stakeholders de uma empresa, negócio ou projeto é fundamental para o planejamento estratégico.

Veja alguns exemplos práticos que vemos no dia-a-dia:

Todos esses grupos podem influenciar de maneira positiva ou negativa o desempenho de um negócio.

Dessa forma, devem sempre ser considerados.

Portanto, um fato importante a destacar é que a identificação dos stakeholders é uma parte essencial no início de qualquer projeto.

Considerações

A identificação dos stakeholders pode ajudar muito no planejamento e na tomada de decisão.

Ele permite uma visão mais ampla das vantagens, riscos e aliados que determinados projetos possuem.

Com isso, é possível encontrar soluções para problemas antes mesmo que eles apareçam, tornando todos os processos muito mais eficientes. Portanto, parcerias com stakeholders que possuem interesses nos projetos podem ser a chave para o sucesso de um negócio.

ACESSO RÁPIDO
Quer construir uma carteira de Fiis alinhada com os seus objetivos? Clique aqui e fale agora mesmo com um especialista. comente este artigo últimas notícias