Wealth Management: saiba mais sobre a gestão de grandes fortunas

Wealth Management: saiba mais sobre a gestão de grandes fortunas

Wealth Management é um ramo financeiro que tem crescido no Brasil e no mundo, oferecendo soluções personalizáveis.

Esse serviço ajuda na gestão financeira de pessoas, empresas e famílias, ajudando até mesmo na seleção dos melhores tipos de investimentos. Por isso, saiba aqui mais sobre o serviço de Wealth Management

O que é Wealth Management?

Wealth Management é um ramo do mercado financeiro também conhecido como gestão de patrimônio ou gestão de riqueza. Essa área oferece os serviços de gestão de investimentos, planejamento financeiro e consultoria para pessoas físicas e jurídicas com grandes quantidades de capital.

Sendo assim, o wealth management, por ser um serviço mais restrito, é muito mais personalizado de acordo com as demandas do cliente.

Portanto, quando se pergunta o que é wealth management, basta responder que esse é um serviço que cuida de forma personalizada de grandes fortunas.

Assim, tanto empresários, quando famílias, herdeiros e profissionais liberais que possuam grande patrimônio podem tomar melhores decisões de alocação de capital, como investir em um FII, por exemplo.

Sendo assim, fica clara a necessidade de entender mais sobre esse ramo do mundo financeiro e diferenciá-lo de outros serviços de gestão financeira também presentes no mercado.

Como funciona o wealth management?

O serviço de wealth management auxilia pessoas (físicas ou jurídicas) a cuidar bem de suas finanças, negócios e investimentos. As demandas variam de cliente para cliente.

Por exemplo: determinado cliente pode querer fazer um planejamento sucessório. Nesse sentido, uma equipe especializada de advogados e contadores pode auxiliar.

 Por outro lado, outro pode preferir escolher o melhor investimento para multiplicar seu capital. Sendo assim, analistas de investimentos podem ajudar esse cliente.

Por isso que wealth management tradução é gestão de patrimônio: porque ela cuida muito mais de investimentos – ela abarca toda a vida financeira do cliente.

Para que serve uma asset?

Por outro lado, uma asset management trata-se de um serviço de gestão de investimentos (ou seja, esse ramo trabalha apenas com a alocação de ativos, sendo mais específico do que o wealth management).

Assim, a asset serve para auxiliar o investidor na escolha de seus investimentos, seja em renda fixa ou em renda variável, como ações ou fundos de investimentos.

wealth-management

Além disso, as assets acompanham os investimentos de seus clientes, coordenando e fazendo ajustes eventuais caso seja necessário.

Ou seja: esse tipo de serviço consiste em monitorar a rentabilidade dos investimentos dos clientes, buscando encontrar a melhor solução para cada perfil.

Como funciona o asset management?

A asset é uma instituição independente de bancos ou corretoras, agindo de forma autônoma para cuidar dos interesses dos clientes no que se refere à gestão de patrimônio alocado em investimentos.

Ou seja: essas empresas buscam oferecer produtos financeiros alinhados com o cliente, sem conflitos de interesses.

A estratégia da asset é deliberada com o cliente para que se possa entender seu perfil de investimento, seu prazo de alocação de capital e outros detalhes.

Por exemplo: alguns investidores podem não se sentir confortáveis em investir na bolsa de valores. Nesse caso, os profissionais podem escolher ativos de renda fixa.

Quais as características de uma gestora de recursos?

Quando se compara Wealth Management e Asset Management, a segunda se destaca por focar apenas em estruturar e implementar estratégias de investimentos.

Sendo assim, na estrutura de uma asset, vê-se diversas equipes de gestão de recursos que são lideradas por gestores mais experientes.

Por exemplo: pode haver uma equipe focada apenas em aplicações de renda fixa, outras em fundos de investimentos, entre outras.

A equipe de profissionais será diversa e terá o objetivo de entregar a melhor solução possível para o seu cliente – para que assim ele se sinta satisfeito.

Qual a diferença entre e a asset e a corretora de valores?

Primeiramente, vale notar que a corretora é mais generalista: ela possui opções mais genéricas para seus clientes, que podem tomar suas decisões sozinhos ou com a ajuda de agentes autônomos.

Sendo assim, o agente autônomo irá apenas apresentar os investimentos: ele não pode tomar a decisão de investir – e muito menos irá acompanhar o ativo com o cliente.

Além disso, a asset pode trabalhar com produtos financeiros de diversas instituições, o que tende a melhorar o atendimento ao seu cliente.

Por exemplo: a asset pode contar com CDBs de diversos bancos e instituições financeiras, enquanto as opções das corretoras são mais limitadas.

E a wealth management?

A diferença entre corretora de valores e private wealth management é ainda mais acentuada: enquanto a primeira não acompanha nem mesmo os investimentos, a segunda auxilia em toda a vida financeira do cliente.

Seja da alocação de capital, na estruturação de holdings, no planejamento sucessório, no auxílio tributário e outros: a wealth management pode auxiliar.

Isso não quer dizer, é claro, que as corretoras sejam ruins: para a maioria dos investidores, elas serão perfeitamente úteis.

Pelo contrário: a maioria dos pequenos investidores poderá investir sem problemas apenas com um cadastro numa corretora, tendo acesso assim ao mercado de investimentos.

Vale a pena contratar uma asset management?

A escolha por contratar ou não uma asset management depende única e exclusivamente da demanda do investidor.

Por exemplo: se for um investidor pequeno e com tempo para aprender, ele pode começar a ler livros de finança sobre investimentos de longo prazo, além de acompanhar conteúdos na internet.

No entanto, quem já tem mais capital e quer auxílio de um especialista pode buscar essa opção para cuidar do seu patrimônio com mais eficácia.

Além disso, alguns clientes podem querer soluções não só para investimentos, mas para toda a sua vida financeira. Nesse caso, há diversos tipos de wealth management a escolher, dependendo da demanda.

O importante é que o investidor avalie bem a sua situação e decida qual é a melhor forma de cuidar de suas finanças e investimentos.

Você ainda tem dúvidas sobre wealth management e como ele funciona? Comente abaixo para te ajudarmos!

 

ACESSO RÁPIDO
Quer construir uma carteira de Fiis alinhada com os seus objetivos? Clique aqui e fale agora mesmo com um especialista. comente este artigo
foto: João Vitor Jacintho
João Vitor Jacintho

Redator profissional, com atuação no mercado editorial na produção de notícias e conteúdos sobre o mercado de ações, criptomoedas, fundos imobiliários e economia popular. Graduando em Engenharia Química pela Unesp, também já trabalhei como consultor financeiro.

últimas notícias