BTLG11 e RZAK11 são os destaques do Bom Dia FIIs (22/08)
O IFIX fechou a última segunda-feira (22) em alta de 0,22%, terminando o dia em 2.923 pontos. No acumulado do mês de agosto e do ano de 2022, a variação do índice é de 4,11% e 4,45%, respectivamente.
Em resumo, o BTLG11 está “livre” para incorporação do BLCP11, enquanto o RZAK11 informa resultados e estratégias do FII.
Confira as principais notícias do mercado de FIIs:
BTLG11: justiça derruba liminar e fusão com BLCP11 pode acontecer
O BLCP11 informou nesta segunda-feira (22) que a Justiça revogou a decisão que suspendia a fusão do FII com o BTG Pactual Logística (BTLG11). Com a derrubada da liminar, o fundo de logística poderá incorporar a carteira do BLCP11. Porém, a luta entre gestora e administradora segue na justiça.
As deliberações da Assembleia Geral Extraordinária do BLCP11 que aprovou a fusão com o BTLG11 possuem valor jurídico, oferecendo a real possibilidade de incorporação dos fundos.
Desde maio de 2022, cotistas relevantes do BLCP11 se movimentaram para incorporação do fundo ao BTLG11.
Com a convocação de Assembleia Geral Extraordinária pela administradora do fundo, o BTG Pactual, o principal cotista do FII, que possui 72% das cotas, votou pela fusão com o BTLG11
Porém, a disputa na justiça entre gestora e administradora não acabou. O fato relevante detalha que esse processo segue na 1ª Vara Empresarial e Conflito de Arbitragem do Tribunal de Justiça de São Paulo. A gestora quer impedir a mudança na gestão do fundo, alegando que o processo de incorporação possui “conflito de interesses”.
Neste aspecto, a gestora do BLCP11 alega que a divulgação dos investidores que defendem a fusão não ocorreu em tempo suficiente para a realização da AGE que debateu e decidiu sobre a fusão dos fundos.
A gestora do BTLG11 deixou claro que o fundo considera positiva a fusão de fundos, seja por meio de aquisição ou incorporação de cotas. Deste modo, o fundo até divulgou aos cotistas as vantagens da fusão com o BLCP11.
RZAK11 mostra resultados e explica estratégia
O RZAK11 anunciou a distribuição para todos os cotistas do Akin o pagamento de R$ 1,50 por cota de dividendos. O fundo quer considerar o uso de alavancagem por meio de operações compromissadas para permitir a compra das operações em nosso pipeline.
Neste aspecto, a gestora vê como positiva uma maior alocação em papéis com indexação em CDI+ seguido de papéis em IPCA+, conforme o posicionamento atual do fundo.
Em sua visão, o portfólio segue aproveitando plenamente seu carrego, com capturas pontuais de ganho de capital em operações de venda ou de recebimentos de ganhos extraordinários em algumas operações.
Dessa forma, o fundo permanecerá com carrego e rendimento aderentes ao seu retorno-alvo, afirma a gestão.
Em relação ao seu portfólio, o RZAK11 possui uma carteira de ativos (CRI e cotas de FII) em Estratégias e Teses de Investimento. Em julho, o fundo aumento sua exposição na Estratégia de Estruturados e Financiamento, diminuindo a alocação na Estratégia de High Grade.
Você que acompanha o mercado de fundos imobiliários não pode ficar de fora da segunda edição do evento FIIs Experience, que ocorrerá nos dias 24 e 25 de setembro, em São Paulo.
As vagas são limitadas. Garanta a sua neste link!