Gestor de Fiagro explica porque investir no agro traz retorno acima da renda fixa
Por que investir em Fiagro pode significar ganhos bem acima da renda fixa tradicional? Veja a explicação deste gestor.
Em entrevista na XP Expert, Idalício Silva, gestor do Fiagro AAZQ11 da AZ Quest, explicou que investir no setor mais forte da economia brasileira é uma alternativa para obter ganhos acima da renda fixa tradicional.
A produção agrícola do Brasil surpreende o mundo, fazendo do país um protagonista nesta área. O gestor do AAZQ11 comenta que o agronegócio está conseguindo entregar resultado consistente com o crescimento que ele tem.
Nos últimos 10 anos, o agro cresce num ritmo de 10% ao ano, comenta o gestor. E vários desses setores dentro do agronegócio crescem num ritmo ainda maior.
Por isso, Idalicio Silva acredita que o investidor tem chance de investir nos segmentos do agro que possuem grande potencial de crescimento, dentro de uma estrutura que consegue ganhos além da renda fixa.
O Fiagro é um desses veículos para obter renda recorrente, com o “bônus” de ser isento de imposto de renda para pessoa física.
O gestor fala do Fiagro AAZQ11 e sua estratégia de ganhos recorrentes
Por isso, Silva destaca que o AAZQ11 distribui rendimentos entre 1,3% a 1,5% ao mês. “Se você pensar nos ativos de renda fixa que estão indexados em 100% do CDI, eles entregam mais ou menos 1,1%.
Então, o gestor explica que o fundo busca trazer para o mercado uma simetria positiva em relação a risco/retorno. Isso é feito por meio dos investimentos em CRAs, em sua grande maioria estruturada pela própria gestora.
“A gente busca entender um negócio e a estratégia de crescimento da empresa, dividindo um pouco do risco na parte de como a gestora financia a empresa”, comenta Silva.
Silva comenta que o AAZQ11 cede um crédito mais barato que do mercado, mas lá na frente, quando a empresa tem seu crescimento, ela divide com o fundo um pouco dos seus ganhos. Esse mecanismo é chamado de “kickers de performance”.
Por fim, o Fiagro AAZQ11 tem valor patrimonial/cota de R$ 9,53. Os últimos dividendos do fundo, referente ao resultado de agosto, foram de R$ 0,12/cota, um dividend yield de 1,28%.