Plataforma dá suporte a gestoras de FIIs no acompanhamento de ativos financeiros
FIIs e outros players do mercado de capitais podem contar com ajuda da plataforma Trinus em trabalho de acompanhamento dos ativos.
Uma plataforma desenvolvida pela Trinus.Co, empresa especializada em conectar o mercado imobiliário ao mercado de capitais, oferece uma plataforma de serviços para que gestoras de FIIs, bancos e securitizadoras possam fazer o monitoramento em tempo real de ativos de crédito ligados ao setor.
O FII TGAR11, que atua no segmento de multiestratégia e conta com mais de 170 ativos em seu portfólio, entre Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) e ativos reais no formato equity, é um dos usuários do sistema da Trinus, que faz parte da mesma holding da TG Core Asset, gestora do fundo.
A ideia da plataforma é oferecer dados para que gestores possam ter melhor previsibilidade da performance dos ativos, além de fatores como transparência e controle financeiro.
“Temos soluções especializadas para cada etapa do ativo, desde a estruturação de soluções financeiras, passando pela distribuição e oferecendo todo o monitoramento e gestão de empreendimentos com uma expertise que é resultado de experiência vivida na pele”, explica Diego Siqueira, fundador e co-CEO da Trinus.
Dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) apontam que o estoque de crédito no Brasil alcançou R$ 2,17 trilhões em 2023, considerando como FGTS, SBPE, LIG, CRIs e FIIs, valor que representa 19% do PIB nacional.
Nesse universo, a Trinus informa ter presença em todos os estados brasileiros e em mais de 100 cidades, com R$ 15 bilhões em Valor Geral de Vendas (VGV) bruto na soma dos empreendimentos gerenciados pela plataforma. Em 2023, a holding somou 353 ativos imobiliários monitorados, sendo 130 de crédito e 223 de equity, em que o investidor se torna sócio para o desenvolvimento do projeto. Além disso, fechou o ano com 53 operações e 17 gestoras atendidas.
Siqueira aponta que o mercado brasileiro ainda tem potencial de crescimento se comparado com mercados como os EUA, em que o estoque de crédito imobiliário chega a 74% do PIB, e que o mercado de capitais, por meio de FIIs e outros tipos de fundos, tem papel importante nesse processo. “É expressivo o crescimento de investimento no mercado de capitais, o que comprova que os brasileiros estão cada vez mais aplicando seus recursos em opções variadas”, conclui o criador da ferramenta.