Como comprar fundos imobiliários é um questionamento que muitas pessoas fazem na hora de começar a investir em FIIs.
Sendo assim, é muito importante saber como comprar fundos imobiliários e quais critérios avaliar na hora de escolher um FII para investir, buscando assim investir de uma forma mais eficiente.
O que são Fundos Imobiliários?
Fundos imobiliários são fundos de investimentos que alocam o seu capital em ativos do ramo imobiliário, sejam eles imóveis propriamente ditos ou ativos de renda fixa atrelados ao setor.
Investir em fundos imobiliários é, portanto, investir em fundos de investimentos que alocam capital no setor de imóveis, um setor que muitos brasileiros têm familiaridade.
Pelo fato de distribuírem proventos mensais e por serem ativos fáceis de compreender a sua dimânima, muitas pessoas que começam a investir buscam nos FIIs ativos para gerar renda passiva.
Ou seja: esses fundos são veículos de investimentos que não causam tanto estranhamento nos brasileiros, motivo pelos quais muitos optam por alocar seu capital nesses ativos para ganhar dividendos dos FIIs.
Por esse motivo, essa classe de ativos é muito buscada pelos investidores no Brasil, que desejam ganhos mensais e estáveis, sem que haja uma volatilidade tão grande como acontece no caso das ações.
Como funcionam os FIIs?
FIIs são fundos de investimento, ou seja, possuem um gestor e uma equipe de profissionais para cuidar do seu portfólio – assim como acontece com fundos de ações, fundos de renda fixa, fundos cambiais e outros.
Sendo assim, quando alguém decide investir em FIIs, ele está dando poder para o gestor do fundo escolher os seus investimentos.
Em troca dessa administração de recursos, os FIIs possuem uma taxa de administração para a sua equipe.
Essa equipe cuida dos aluguéis dos seus imóveis, bem como do cuidado desses ativos. No caso de fundos de papéis, os gestores trabalham escolhendo os melhores ativos para o seu portfólio.
Assim, mensalmente eles distribuem os rendimentos provenientes de seus ativos para os acionistas na forma de proventos, o que gera uma renda passiva ao investidor.
Por que investir em Fundos Imobiliários?
Existem vários motivos para optar pelos FIIs na hora de investir. Em primeiro lugar, eles possuem uma volatilidade mais baixa do que ações, o que é ótimo para investidores iniciantes.
Em segundo lugar, os brasileiros gostam de investimentos em imóveis, e fica fácil compreender como os FIIs funcionam, o que é muito bom também para investidores que estão começando a aportar em renda variável.
Em terceiro lugar, os proventos mensais são ganhos previsíveis ao investidor, que passa a ver a renda dos FIIs como um ganho equivalente ao aluguel – o que é verdade, no caso dos fundos de tijolos.
Por fim, pode-se comprar ativos por valores baixos: é possível comprar cotas de FIIs com menos de R$10, dependendo do momento de mercado. Isso é ideal para quem quer investir com pouco dinheiro.
Sendo assim, muitos buscam onde investir em fundos imobiliários por todos os benefícios aqui citados.
Quais são os tipos de fundos imobiliários (FIIs)?
Existem, de fato, dois tipos de fundos imobiliários. Ainda que sejam uma mesma classe de ativos, eles possuem diferenças significativas em seu funcionamento.
Em primeiro lugar, existem os fundos de papéis, que nada mais são do que fundos que investem em ativos atrelados ao setor imobiliário. Ou seja: eles compram ativos de renda fixa e com isso conseguem gerar lucro aos acionistas.
Ainda que estes comprem ativos de renda fixa, eles são ativos de renda variável, pois suas cotações podem variar com o tempo.
Geralmente, os FIIs de papel investem em CRIs (Certificados de Recebíveis Imobiliários), LCIs (Letras de Crédito Imobiliárias) e LHs (Letras Hipotecárias).
Por outro lado, há os fundos de tijolos, que investem em imóveis reais: nesse caso, eles alugam esses imóveis para outras empresas (ou até mesmo para pessoas, dependendo do setor) e ganham aluguéis.
Entre os principais tipos de imóveis que existem em fundos imobiliários, estão galpões logísticos, lajes corporativas, agências bancárias, grandes estabelecimentos de varejo, shoppings e até mesmo espaços residenciais.
Como escolher um FII?
Para saber escolher um FII, é preciso avaliar uma série de métricas desse tipo de ativo. Assim, pode-se chegar aos melhores fundos imobiliários.
Primeiramente, é interessante verificar a administração do fundo: ela tem um bom histórico, possui ativos com boa gestão e recebe um valor justo pelo trabalho feito, sem cobrar uma taxa demasiadamente alta?
Em seguida, é preciso acompanhar o portfólio do fundo: se ele investir em diversos imóveis de diversas localidades, ele terá uma cartela de ativos bem diversificada.
Além disso, o investidor deve buscar saber mais sobre a qualidade desses imóveis: são de qualidade e conseguem atender as demandas de clientes? Há vacância no fundo?
O investidor também deve avaliar a distribuição de dividendos: são muito baixos ou foram aumentados de forma artificial através de uma distribuição extraordinária? Ou são constantes?
Por fim, vale a pena saber os planos dos gestores para o médio e longo prazo. Se pretendem vender um dos imóveis do portfólio, se estão estudando a compra de novos ativos, entre outros pontos.
Como investir em fundos imobiliários?
Para investir em fundos imobiliários, é relativamente simples. Primeiramente, é preciso se cadastrar em uma corretora de valores. Hoje em dia, muitas corretoras não cobram taxa de corretagem, poupando o bolso do investidor.
Em segundo lugar, o investidor precisa enviar o dinheiro que pretende investir para o seu saldo na corretora. A operação pode demorar alguns dias, dependendo da modalidade de transferência.
Assim, ele deve ir ao home broker da corretora e selecionar a ordem de compra da cota do FII. Ele pode escolher o ativo colocando seu código contendo quatro letras seguidas do número 11 (por exemplo: KISU11, SNFF11), o preço em que deseja comprar e a quantidade de cotas.
Dessa forma, ele poderá comprar os melhores FIIs de forma simples e rápida de maneira totalmente digital!
Você ainda tem dúvidas sobre como comprar fundos imobiliários? Pergunte abaixo para que possamos tirar os seus questionamentos.