O mercado imobiliário brasileiro não para de crescer e com isso, os serviços para uma boa gestão imobiliária se tornam mais atraentes e importantes no setor.
No entanto, quem atua nesse segmento imobiliário sabe que o cenário atual está altamente competitivo. Logo, para se manter bem posicionado, é necessário possuir a capacidade de adaptação às mudanças, profissionais qualificados e também uma gestão imobiliária eficiente.
Mas o que faz uma gestão imobiliária? De maneira geral, é o conjunto de práticas que visam garantir a saúde financeira, a organização e controle de um patrimônio. Basicamente, é por meio dessa gestão que as estratégias de desenvolvimento e crescimento são estabelecidas.
Gestão Imobiliária: conceito
Essa atividade se baseia em um conjunto de ações pré planejadas que visam manter o negócio sustentável.
Além disso, a gestão imobiliária busca o crescimento constante e competente, pois em um ambiente de negócios, que sofre com influências e acontecimentos do mercado em geral, é preciso possuir boas margens e planos de estruturação.
Outro ponto positivo é o valor agregado através dos diversos tipos de ferramentas e talentos que oportunizam soluções em administração de investimentos e gestão patrimonial.
Trata-se, basicamente, de uma forma inteligente de atender necessidades complexas e gerir com efetividade: os interesses; as oportunidades; os processos; as informações; e os relacionamentos. Tudo isso com foco em lucratividade e satisfação.
Processos de uma gestão imobiliária: o que fazer para melhorar?
Para estruturar bons processos, é preciso ter uma visão macro de tudo o que precisa fazer, englobando:
- Resultados;
- Metas;
- Objetivos no curto, médio e longo prazo;
- Planejamento;
- Panorama do negócio;
- E visão para o futuro.
Da mesma forma, é preciso ter uma atenção micro em cada pequena tarefa.
Para isso, liste tudo o que é preciso ser feito por ordem de valor e faça uma coisa de cada vez e com atenção.
No entanto, sempre há dicas que podem tornar o seu processo de gestão imobiliária mais simples, como, por exemplo:
- Mapeamento de oportunidades;
- Organização e simplificação de problemas burocráticos;
- Equipe capacitada e qualificada; e
- Manutenção de um bom portfólio de oportunidades.
Há também alguns erros que são frequentemente cometidos e que causam dificuldades de gestão. São eles:
- Falha na captação: falta de conhecimento ao avaliar o imóvel;
- Não investir no relacionamento com o locador/locatário;
- Site desatualizado e não responsivo;
- Resistência à inovação;
- Não acompanhar métricas de desempenho na imobiliária;
- Disponibilizar poucos canais de contato nos anúncios;
- Negligenciar a gestão de pessoas e a capacitação dos colaboradores.
Como impulsionar os resultados com boas práticas de gestão imobiliária
Organizar os processos, superar obstáculos que se opõem à gestão cotidiana e utilizar um bom software imobiliário, são apenas algumas práticas necessárias para otimizar a produtividade.
Veja a seguir, boas práticas que fazem uma gestão imobiliária mais eficiente:
- Melhore a gestão imobiliária ao organizar e direcionar metas e objetivos;
- Se atualize sobre negócios e oportunidades no mercado imobiliário;
- Provisionamento de receitas e custos devem estar bem estabelecidas;
- Métodos de alinhamento para minimizar inadimplências;
- Gestão e controle alinhados deve ser pré-requisito; e
- Acompanhar tendências e inovações nos negócios imobiliários.
Em linhas gerais, podemos concluir que uma gestão imobiliária eficiente deve abranger diversas práticas que sejam capazes de gerar melhorias relevantes aos processos cotidianos.