Como calcular taxa de vacância – É muito simples.



Você que tem imóveis ou investimentos em fundos imobiliários, sabe como calcular taxa de vacância?

Bem, se Você já sabe, acredito que já deve ter algum conhecimento em investimentos imobiliários, mas, aos que ainda não sabem como calcular taxa de vacância, é importante conhecer, pois, este indicador tem muita relevância na indústria deste segmento.

Em suma, saber o que é e como calcular a taxa de vacância pode fazer toda diferença em seus investimentos imobiliários. Por isso, este indicador deve ser muito bem analisado. Nem sempre uma taxa de vacância alta vai significar um problema. Embora a vacância não deva ser encarada como uma boa notícia, é também possível que ela gere oportunidades nos investimentos.

O que é vacância

como calcular taxa de vacância

Vacância é uma palavra que possui várias aplicações, mas seu conceito é apenas um: demonstrar aquilo que não se encontra ocupado, nem preenchido.

O termo é utilizado para definir desde vagas em cargos públicos, à espaços não locados de imóveis. Suas utilidades são vastas.

Na física, por exemplo, cientistas se utilizam do termo para denominar local que não foi preenchido por uma molécula ou átomo.

E o conceito se estende para outras tantas áreas, inclusive no meio jurídico.

Entretanto, nosso interesse aqui é demonstrar a influência da vacância no mercado imobiliário e, portanto, nos investimentos desse setor.

No mercado imobiliário, vacância remete à medida do espaço não locado de um imóvel. Ela é o contrário da ocupação.

Existe também a taxa de vacância, que mede a proporção da área não locada de um empreendimento em relação a área total disponível para locação.

Como calcular a taxa de vacância

como calcular taxa de vacância

A taxa de vacância é a relação entre o espaço não locado e espaço total locável, ou ABL.

ABL (Área Bruta Locável), é um termo utilizado para designar a área total, em condições de locação, de um empreendimento.

Ela é uma medida dada em metros quadrados que é muito utilizada para comparar dimensões de empreendimentos imobiliários.

Portanto, este indicador é bem simples de calcular.

Para exemplificar, vamos supor que Você tem participação em um FII que possui 10 imóveis em seu portfólio e cada imóvel representa 10% de sua área bruta locável.

Logo, entendemos que esses 10 imóveis representam toda área locável do fundo, ou seja, 100%.

Sabemos também que destes 10 imóveis, apenas 3 estão ocupados. Com isso, definimos que restam 7 imóveis desocupados.

Isto posto, para calcular a taxa de vacância é necessário fazer a seguinte conta:

Taxa de vacância = (quantidade de imóveis desocupados x porcentagem total)/quantidade total

Logo, taxa de vacância = (7x100)/10 = 70%.

Em síntese, isso quer dizer que este fundo possui 70% de imóveis que não estão alocados. Deste modo, concluímos que a taxa de vacância está em 70%.

Conclusão – Como calcular taxa de vacância

Definitivamente, saber como calcular taxa de vacância estabelece um grande diferencial no mercado de investimentos imobiliários. É e justamente por isso que Você deve se atentar a esse informativo, o qual terá uma forte influência nos rendimentos de suas aplicações. Bons investimentos!

Bruno Sperandio
Bruno Sperandio Autor

Engenheiro por formação, com mais de 7 anos de experiência no mercado de investimentos, trabalha com produção de conteúdo informativo e educacional para o mercado imobiliário brasileiro.




Comentários