Analisando o mercado imobiliário podemos encontrar vários tipos de investimentos, dentre eles o FOFs – Fundo de Fundos.
Portanto, é sobre esse assunto que iremos abordar neste conteúdo, os FOFs – Fundo de Fundos.
Os FOFs - Fundo de Fundos de investimento são um tipo de aplicação financeira que reúne recursos de um conjunto de investidores, com o objetivo de obter lucro com a compra e venda de títulos de outros fundos imobiliários. O principal objetivo desse ativo é atingir uma grande diversificação de uma maneira relativamente simples.
Para seguir essa diretriz, um investidor que não tem muito conhecimento sobre os fundos imobiliários, pode recorrer aos FOFs.
Porém, esses fundos só têm acesso em negociação na bolsa de valores, o que difere dos demais fundos tradicionais, que podem ser movimentados em balcão.
FOFs – Fundo de Fundos – Vantagens
Essa forma de investir traz algumas vantagens, em especial para o pequeno investidor. Veja:
A primeira vantagem é a diversificação.
Dependendo do ativo em que se invista, a aplicação em FOFs pode fazer com que o capital se divida em mais de 20 fundos.
Deste modo, a razão para este investimento é o recebimento de aluguéis.
Por isso, se você possui 20 apartamentos ou 20 fundos imobiliários, vai ter uma chance muito menor de ficar sem aluguel caso uma vacância considerável seja percebida em algum imóvel.
A segunda vantagem é o baixo custo.
Se um investidor quiser investir em mais de 20 fundos imobiliários, em tese será necessário no mínimo realizar 20 ordens de compra.
Mais uma vantagem é que os fundos de fundos possuem gestão profissional, contando com o apoio dos melhores profissionais da área.
São estes os profissionais que vão definir em que fundos serão feitos os investimentos, e o melhor é que o custo da contratação destes profissionais é dividida entre os diversos cotistas.
Nesse contexto, podemos citar mais algumas vantagens como:
- Diversificação de carteira;
- Redução de custos;
- Redução com perdas;
- Aproveitar descontos patrimoniais;
- Aproveitar o mercado imobiliário.
FOFs – Fundo de Fundos – Desvantagens
Podemos dizer que a desvantagem está relacionada ao controle das vendas e compras dos fundos.
E nessa linha, os gestores são independentes e podem cometer erros, e o investidor não tem nenhum poder de decisão sobre a carteira do fundo.
Ainda assim, outra desvantagem diz respeito às taxas. Um FOFs terá a sua taxa de administração e as vezes também uma taxa de performance.
Portanto, o que acontece é que aplicando em um fundo de fundos você poderá acabar pagando por taxas e custos das duas estruturas.
FOFs – Fundo de Fundos listados na Brasil, Bolsa e Balcão (B3)
FOFs - Fundo de Fundos - Considerações
Em síntese, poderíamos dizer que os FOFs funcionam como uma espécie de LTN (Letras do Tesouro Prefixada), mas, com diferenças mais interessantes como rendimentos mensais, líquidos de IR e com perspectiva de reajustes anuais.
Dessa forma, os FOFs – Fundo de Fundos podem ser uma excelente escolha para aqueles investidores que não querem se preocupar com as oscilações do mercado e desejam obter retornos medianos se acumulando ao longo do tempo.