Os fundos de fundos imobiliários são uma boa opção para quem quer diversificar os seus investimentos de modo prático, sem precisar ficar garimpando oportunidades.

Esses tipos de fundos de fundos imobiliários também são conhecidos como FOFs, do inglês Fund of Funds, e podem ser a alternativa definitiva para investidores de pequeno porte, que querem dormir tranquilos quanto à gestão do seu patrimônio.

Contudo, antes de adquirir cotas de fundos de fundos imobiliários, o investidor deve avaliar a qualidade da gestão responsável por gerir o patrimônio do fundo baseado na capacidade histórica de entregar resultados positivos e consistentes.

Por que investir em Fundos de Fundos Imobiliários (FOFs)

Fundos de Fundos

Os Fund of Funds, ou Fundos de Fundos, como o próprio nome já sugere, são fundos de investimentos que investem em outros tipos de fundos.

No nosso caso, os fundos de fundos imobiliários investem em outros fundos imobiliários, ou seja, no mesmo setor.

O principal objetivo é estabelecer uma meta diversificada de ativos e com isso minimizar os riscos e a volatilidade dos investimentos. Ao diminuir a volatilidade, o gestor acaba tendo mais previsibilidade do retorno no longo prazo.

Essa é uma premissa da teoria moderna do portfólio, que diz que através da diversificação da carteira, é possível maximizar os lucros sem sacrificar a segurança do investimento. Mas isso até um limite satisfatório.

Em linhas gerais, o gestor do fundo escolhe as melhores estratégias de acordo com cada gestor dos fundos e suas perspectivas e histórico de ganhos. Esse mesmo gestor tem a responsabilidade de readequar o portfólio do fundo caso o cenário macroeconômico sofra alterações.

Vantagens e Desvantagens dos Fundos de Fundos

Os Fundos de Fundos trazem grandes vantagens, especialmente para o investidor de pequeno porte. Segue abaixo algumas delas:

Vantagens

  • Diversificação do investimento
  • Baixo preço de adesão
  • Menor volatilidade
  • Retorno em média com o desempenho do portfólio
  • Gestão especializada e capacitada

Desvantagens

Uma das poucas desvantagens de se investir em fundos de fundos são as taxas praticadas por esses. Segue abaixo algumas desvantagens:

  • Taxas mais elevadas que a média do mercado
  • Pouca autonomia do cotista em relação à decisão de alocação do portfólio

Funcionamento dos Fundos de Fundos Imobiliários

Fundos de Fundos

Diferentemente dos outros fundos de fundos, os imobiliários têm ganhado espaço cada vez maior aproveitando o início da retomada do setor imobiliário no Brasil.

Outro fator que têm impulsionado esse tipo de fundo é a proximidade do brasileiro com o setor de imóveis, tão querido por aqui.

De 2014 a 2017 já foram lançados mais 4 fundos com cotas de fundos imobiliários por terras brasileiras.

Ainda tem mais 1 fundo desse tipo para ser inaugurado ainda esse ano, segundo a RBR Asset gestora de ativos.

Considerações

Os fundos de fundos, ou fundo de fundos, aplicam os recursos em vários fundos de investimento.

Através deles, mesmo o pequeno investidor pode obter uma diversificação efetiva da sua carteira. Ele também é vantajoso pois deixa a decisão da alocação dos recursos na mão de um gestor capacitado.

Os fundos de fundos imobiliários podem ser híbridos, aplicando em fundos de várias classes de ativos, ou podem ter foco específico em estratégias em uma classe de ativo específica.

Bruno Sperandio
Bruno Sperandio Desenvolvedor de conteúdos

Formado em Engenharia de Produção pela FAACZ, com experiência de mais de 5 anos no mercado financeiro do Brasil. Investidor e desenvolvedor de conteúdos sobre o mercado imobiliário, economia e investimentos.

Comentários