Liquidez significado – Um importante indicador nos investimentos

Muitas pessoas investem e esquecem de conhecer alguns dos principais indicadores. Neste artigo vamos mostrar a definição da liquidez (significado) nos investimentos.

Mas para isso, é importante lembrar que a liquidez (significado) pode ser classificado para vários outros segmentos. Neste artigo, vamos falar da liquidez nos investimentos.

Na economia, negócios ou investimentos a liquidez (significado) é a capacidade de um ativo ser convertido em dinheiro de forma rápida sem existir perdas em seu valor. Assim, é possível definir liquidez do mercado como a capacidade em negociar um ativo sem que ele produza uma mudança relevante no seu preço.

Liquidez nos investimentos

liquidez significado

Para facilitar o entendimento, veja exemplos de investimentos com liquidez:

  • Poupança: liquidez alta, pois o resgate do dinheiro é feito a qualquer hora. Basta solicitar o resgate e o dinheiro está na sua conta.
  • Títulos públicos: liquidez média, pois as negociações só ocorrem em dias úteis, e após isso, é necessário mais alguns dias para entrar na conta.
  • Fundos de investimentos: liquidez varia de alta para média, pois, depende do fundo.
  • Imóveis: liquidez baixa, pois, na maioria das vezes a venda de um imóvel é bem demorado.
  • Ações: depende do ativo, mas a liquidez geralmente é alta. Quando o papel é muito negociado a venda é praticamente instantânea e, na maioria das vezes, pelo preço que você sugere. Já em papéis que são pouco negociados, é difícil vender pelo preço sugerido com facilidade. Muitas vezes, faz-se necessário baixar a pedida para conseguir vendê-lo.

O que é um ativo líquido nos investimentos

Um ativo líquido é aquele que cumpre com todas ou alguma das seguintes caraterísticas:

  • Pode ser negociado rapidamente
  • Pode ser negociado com perda de valor mínima
  • Pode ser negociado em qualquer momento dentro do horário do mercado

No entanto, a caraterística essencial de um mercado líquido é que existem compradores e vendedores preparados e dispostos a realizar transações a qualquer momento.

Além disso, outra definição de liquidez para um ativo liquido é a probabilidade de que a seguinte operação seja executada a um preço igual ao preço da última transação.

Risco de liquidez nos investimentos

O Risco de Liquidez é definido pela possibilidade de perda de capital e pela incapacidade de liquidar determinado ativo em tempo razoável sem perda de valor.

Este risco surge da dificuldade de encontrar potenciais compradores ao ativo em um determinado prazo sem a necessidade de conceder um grande desconto.

Nos investimentos, existem determinados tipos de ativos que sempre apresentam uma liquidez menor.

Normalmente, os ativos que apresentam baixa liquidez, ou risco de liquidez, são ativos de alto valor unitário (imóveis por exemplo).

Liquidez Geral

liquidez significado

Este é um indicador da saúde financeira de uma empresa.

Basicamente, este índice é calculado como a divisão entre a soma do ativo circulante e do ativo realizável a longo prazo e a soma do passivo circulante e o passivo realizável a longo prazo.

Em suma, ele representa a capacidade da empresa em honrar seus deveres e compromissos se fosse encerrar os negócios naquele momento.

Definitivamente, um ativo é tanto mais líquido quanto mais fácil for transformá-lo em dinheiro vivo. Logo, a liquidez (significado) pode ser entendida como a medida de interesse que o mercado tem em negociar determinado ativo.

Marcos Baroni
Marcos Baroni Especialista em FIIs (Suno Research)

Marcos Baroni é especialista em Fundos Imobiliários. Professor há 20 anos em cursos de Graduação e MBA nas áreas de Gestão de Projetos e Processos.

Comentários