Neste artigo, vamos mostrar algumas características para encontrar o melhor fundo imobiliário.
Por isso, algo que o investidor deve estar ciente é saber que o conhecimento o levará de forma simples e rápida ao melhor fundo imobiliário.
De forma bem singular, podemos definir que o melhor fundo imobiliário é aquele que proporciona o melhor rendimento e o menor risco em seus ativos. Porém, é necessário analisar alguns indicadores que levarão de forma mais concreta a esse fundo imobiliário.
Pensando nisso, preparamos alguns conceitos e definições para que o investidor se sinta mais seguro na hora de investir.
Os Melhores Fundos Imobiliários – Como Encontrar?
Fundos imobiliários que possuem bons imóveis, bem localizados, que pouco sofrem com vacância, ou aqueles que possuem contratos atípicos de longo prazo.
Essas características podem fazer com que um fundo performe muito bem, ao passo que fundos imobiliários que sofrem ou sofreram muito com vacância ou inadimplência, terão naturalmente o retorno comprometido.
Contudo, a maioria dos investidores analisam um fundo como “o melhor” apenas pela sua atual conjuntura, se esquecendo de alguns fatores muito importantes que influenciam em sua qualidade.
Um exemplo normal são os investidores que utilizam apenas o último rendimento ou a média das últimas doze distribuições mensais pela cotação e leva esse dado apenas em consideração para realizar seus investimentos.
Mas, é necessário analisar alguns fatores para que o investimento seja feito com uma base mais fundamentada e correta. Veja:
- Situação macroeconômica do país e da região onde se encontra o empreendimento
- Conhecimento do mercado imobiliário no geral e da região do fundo
- Valor do imóvel de lastro
- Entender a estratégia específica do fundo
- Conhecer a composição da distribuição de rendimentos
Fazendo essas analises e investindo em um FII, veja algumas vantagens que o investidor poderá obter com o melhor fundo imobiliário em 2019.
Vantagens para ser investidor de um Fundo Imobiliário
- Liquidez: Em apenas um clique o investidor adquire sua participação em um empreendimento.
- Diversificação: Com pouco recurso o investidor pode investir em diversos imóveis diferentes, eliminando o risco de total vacância e diminuindo o risco de desvalorização imobiliária de uma determinada região.
- Barreira de entrada baixa: Com apenas R$10 o investidor já consegue investir.
- Maior rentabilidade (dos imóveis comerciais em comparação aos residenciais): Tradicionalmente, o percentual de retorno sobre o investimento em aluguéis de imóveis comerciais é superior ao de imóveis residenciais.
- Menor risco de crédito: Há sempre o risco de inadimplência, mas ter multinacionais e grandes empresas brasileiras como locatário, por exemplo, deixa qualquer um bem mais tranquilo.
- Isenção de I.R.(imposto de renda) sobre aluguéis recebidos (distribuições): Investidores de fundos imobiliários não pagam tributações sob os seus rendimentos recebidos, somente sobre o valor da cota, caso venda acima do valor adquirido.
- Custo de administração, itbi e registro são diluídos: Os maiores terrores da compra e venda de imóveis são os diversos tributos incidentes sobre o valor de compra e venda e a comissão do corretor. No caso dos FIIs, em termos relativos, a corretagem, tributos e até as taxas de administração são muito inferiores.
- Publicidade de informações: Se em um fundo de investimento comum, composto apenas de instrumentos financeiros, você praticamente não sabe o que há na carteira, no caso de fundos imobiliários ocorre o contrário: gestores/administradores têm que publicar praticamente tudo que se refere ao imóvel. Além disso, fórum de discussão é um bom lugar para se buscar informações e notícias sobre os imóveis.
Dessa forma, podemos concluir que o melhor fundo imobiliário está relacionado não somente a seus rendimentos, mas sim a toda sua conjuntura estratégica, fazendo com que o investidor possa ter tranquilidade em sua aplicação.