Metas de investimentos: Quais são as suas?

Aprender a definir metas de investimentos é uma das coisas mais importantes que você pode fazer como um novo investidor.

As metas de investimentos auxiliam o investidor a manter o equilíbrio e o controle diante das diversas situações que o impulsionam a gastar desordenadamente em seu dia a dia.

Não podemos negar que economizar para investir é uma das maiores dificuldades de quem deseja entrar no mercado de investimentos, especialmente em casos aonde o hábito de consumir e gastar já estão enraizados na vida do indivíduo. No entanto, para auxiliar àqueles que desejam criar o hábito e disciplina de poupar, uma maneria simples de reverter o "consumismo excessivo" em "economias e dinheiro para investimento", é através das metas de investimentos.

Portanto, para aprender como colocar isso em prática, precisamos entender que os melhores objetivos de investimento geralmente possuem 3 coisas em comum:

#1 - Bons objetivos de investimentos são mensuráveis

metas de investimento

Isso significa que eles são claros, concisos e definidos. É como dizer para si mesmo:

"Vou definir uma meta de economizar R$ 30 por semana". Isso pode ser bem útil pelo fato de poder avaliar suas finanças e determinar se foi bem-sucedido, ou não.

Em contrapartida, dizer algo como "vou estabelecer uma meta de economizar mais dinheiro a cada ano" é um tanto inútil, porque não o responsabiliza. É necessário ser mais objetivo e criterioso. Estabeleça valores!

#2 - Bons objetivos de investimentos são razoáveis ​​e racionais

Se você disser que deseja atingir R$ 1 milhão em patrimônio pessoal até os 40 anos, será necessário atribuir um valor mínimo para investir mês a mês.

Pois, você não vai chegar em seu objetivo se não souber o valor que precisa guardar até que alcance a idade proposta.

Isso não significa que você precisa diminuir suas expectativas ou aumentar a quantidade de dinheiro que você está colocando em seus investimentos. É fundamental, apenas, planejar!

#3 - Boas metas de investimentos são compatíveis com seus objetivos de longo prazo

metas de investimento

Bem, objetivos de longo prazo são sempre os mais consistentes e os que tem grandes possibilidades de serem alcançados.

Por isso, o investidor precisa entender que é necessário disciplina, paciência e controle em seus investimentos.

Mas, infelizmente, grande parte das pessoas estão programadas a entender que o dinheiro é apenas para gastar, e não, guardar.

Na verdade, entendemos que não pode ser assim. O dinheiro é uma ferramenta que deve existir para atender nossas necessidades, nada mais, nada menos.

Também não é bom que você termine com milhões em sua conta se isso significa que você tem que sacrificar tudo de valor em sua vida. Às vezes, é melhor poupar um pouco menos e aproveitar a sua jornada de forma equilibrada.

O truque é certificar-se de que você está equilibrando sabiamente seus desejos de longo prazo e seus desejos de curto prazo de uma forma que maximize a "alegria". Não existe uma fórmula para isso, pois somente você pode determinar seus objetivos e premissas.

Por fim, metas de investimentos são essenciais para atingir objetivos financeiros e realizações. Por isso, deixo aqui uma dica: poupe e invista, mas não seja insensato ao ponto de deixar de viver por isso.

 

Ainda não sabe aonde investir? Em nosso Kit gratuito para iniciantes apresentamos o investimento que hoje mais cresce no Brasil.

Bruno Sperandio
Bruno Sperandio Autor

Engenheiro por formação, com mais de 7 anos de experiência no mercado de investimentos, trabalha com produção de conteúdo informativo e educacional para o mercado imobiliário brasileiro.

Comentários