O lado bom e o lado ruim, a decisão é sua!

O lado bom e o lado ruim, a decisão é sua!

Estamos crescendo enquanto indústria de fundos imobiliários aqui no Brasil, isso é um fato.

Contudo, existem pessoas que veem isso como uma coisa negativa (devíamos ser muito maiores), enquanto outros enxergam a situação pelo lado otimista.

Decidimos fazer parte do segundo grupo, principalmente por dois motivos:

O primeiro é que nós, enquanto investidores, naturalmente iremos crescer juntos desse mercado, que hoje já é a categoria de investimentos que mais cresce no Brasil.

O segundo motivo, e na nossa opinião, a principal vantagem que vemos nesse cenário promissor que ainda está por vir, é que nós conseguiremos acompanhar, praticamente em tempo real, os desdobramentos dessa “novela” (no bom sentido da expressão).

Como assim?

Imagine você, hoje, como sendo um americano que recentemente começou a estudar e acabou se interessando em aprender mais sobre os REITs (os fundos imobiliários dos Estados Unidos).

Qual seria a sua reação ao descobrir, por exemplo, que existem cerca de 226 REITs (dados de janeiro desse ano) no FTSE Nareit All REITs, que é um índice de mercado que inclui todos os REITs qualificados que são listados na New York Stock Exchange, na American Stock Exchange (AMEX) ou na NASDAQ (a título de comparação, aqui no Brasil nós temos 92 Fiis listados no nosso Ifix).

Fonte: nareit.com

Depois de procurar ânimo para conhecer um pouco melhor essa categoria de investimentos, pense qual seria a sua reação ao saber que, por lá, os REITs possuem cerca de 511 mil empreendimentos imobiliários espalhados por todo o território americano.

Fonte: nareit.com

Ao continuar com a sua empreitada em busca de alguma luz no meio dessa imensidão de informações, tente imaginar como seria a sua metodologia de investigação para entender melhor as principais nuances dos mais representativos setores dos REITs, como por exemplo:

Como é possível perceber acima, o leque de atuação do REITs é bem mais amplo que o nosso ainda modesto mercado de fundos imobiliários.

Assim sendo, como será que é para um americano comum lidar com uma quantidade de informação dessas?

Certamente o trabalho desse cidadão americano em entender a indústria e garimpar boas oportunidades no seu mercado será infinitamente mais árduo que o nosso, que estamos apenas engatinhando enquanto investidores de fundos imobiliários.

Portanto, a decisão de enxergar a situação como positiva ou negativa é inteiramente nossa, haja vista que a maneira como lidamos com uma determinada circunstância depende exclusivamente da ótica pela qual optamos vê-la.

Logo, enxergar o lado bom das situações, em qualquer que seja o âmbito da vida, é apenas uma questão de decisão.

Conte conosco!

ACESSO RÁPIDO
    Quer construir uma carteira de Fiis alinhada com os seus objetivos? Clique aqui e fale agora mesmo com um especialista. comente este artigo
    foto: Rafael Campagnaro
    Rafael Campagnaro

    Engenheiro mecânico por formação, estuda e investe no mercado de capitais desde 2016. Entusiasta do Value Investing, trabalha com produção de conteúdo informativo e educacional para o mercado financeiro desde que iniciou no universo das finanças. Acredita que o mercado de capitais é uma das alavancas que contribuem para o desenvolvimento da humanidade.

    últimas notícias