Se desfazer de uma posição em um FII. Faz sentido?

Se desfazer de uma posição em um FII. Faz sentido?

Um investidor de fundos imobiliários, na nossa visão, deveria ao máximo evitar de realizar vendas de FIIs na sua carteira.

Além de ser tributado em qualquer operação que apresente lucros, o giro da carteira normalmente é feito por quem procura comprar e vender apenas pela operação em si, e não por conta de algum efeito benéfico de longo prazo, como o fluxo de caixa proveniente dos dividendos pagos pelos FIIs, por exemplo.

No entanto, sabemos que, no mercado de renda variável, como um todo, não existem regras escritas em pedra e, por conta disso, há sim situações as quais a venda de cotas de fundos imobiliários podem fazer sentido para um investidor de longo prazo.

Cabe aqui destacar, contudo, que essa deve ser uma decisão a ser tomada de maneira esporádica pelos investidores, somente em casos pontuais e circunstanciais.

Tais situações, em nossa opinião, seriam as seguintes:

Conforme ressaltamos no início, o giro da carteira não é um comportamento que incentivamos que se faça, principalmente os investidores iniciantes.

Contudo, numa abordagem de longo prazo, as situações acima destacadas podem fazer com que as vendas de cotas de determinados fundos imobiliários possam fazer sentido, inclusive como possibilidades de aumento de retorno real no investimento nessa classe de ativos.

Sabemos que essa é, hoje, a classe de investimentos que mais cresce no Brasil e, para que os FIIs continuem esse crescimento de maneira saudável e sustentável, é preciso que esse tipo de opinião seja compartilhada o máximo possível.

O giro de carteira não é recomendado, mas em alguns momentos pontuais podem fazer sentido, pelo menos na nossa opinião.

Conte conosco!

 

Quais são os riscos de investir em FIIs? Com nosso minicurso gratuito você vai saber não só quais são os riscos mas como enxergar, lidar e evitar tais riscos.

ACESSO RÁPIDO
Quer construir uma carteira de Fiis alinhada com os seus objetivos? Clique aqui e fale agora mesmo com um especialista. comente este artigo
foto: Rafael Campagnaro
Rafael Campagnaro

Engenheiro mecânico por formação, estuda e investe no mercado de capitais desde 2016. Entusiasta do Value Investing, trabalha com produção de conteúdo informativo e educacional para o mercado financeiro desde que iniciou no universo das finanças. Acredita que o mercado de capitais é uma das alavancas que contribuem para o desenvolvimento da humanidade.

últimas notícias