Você conhece alguma outra indústria do mercado financeiro que tenha mais que dobrado em número de investidores no período de um ano?
Nós também não, e é por isso que sempre enfatizamos que a indústria de fundos imobiliários é hoje a categoria de investimentos que mais cresce no Brasil.
Basta olhar o último relatório “Boletim do Mercado Imobiliário” da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão – para constatar a curva extremamente íngreme no gráfico de números de investidores em relação ao tempo.
É um verdadeiro “paredão” que se formou nos últimos anos.
Adicionalmente, acima é possível perceber que o número se encontrava, ao final do mês maio, em 341.886 investidores, o maior patamar já visto desde o início da série.
Isso representa uma alta de +7,78% frente ao mês anterior (abril) que, na ocasião, já havia se mostrado 10,62% acima do mesmo número em relação ao mês de março.
Ficamos muito entusiasmados e otimistas ao ver esses números, pois demonstra que, de fato, os fundos imobiliários estão entrando de vez no dia a dia dos brasileiros, de maneira cada vez mais intensa.
Temos a certeza, ainda, de que esse patamar vai continuar crescendo exponencialmente nos próximos anos, o que é excelente para a indústria, como um todo.
Contudo, para que isso aconteça de forma equilibrada e sensata, é preciso que esse “mar de gente” seja bem orientado e instruído, de modo que adotem estratégias de aplicações financeiras saudáveis e sustentáveis, no longo prazo.
Dito isso, mais do que nunca seguiremos com nosso trabalho quase que “missionário” de levar essa boa nova a maior quantidade de pessoas possível.
Queríamos convidar você, também, para fazer o mesmo.
Fale sobre fundos imobiliários com as pessoas, sejam parentes, amigos, vizinhos, não importa…
O importante é que eles sejam comentados.
Mais investidores no mercado gera mais liquidez, o que se traduz em maior atratividade para novas emissões dos fundos imobiliários, além de gerar um ambiente convidativo para o surgimento de novos FIIs, além de uma maior geração de empregos e maior arrecadação de impostos.
É uma corrente do bem!
A propósito, uma das consequências do amento exponencial do número de investidores já pode ser claramente percebida através do aumento – também exponencial – do volume anual e da média diária de negociações dos ativos transacionados nessa indústria.
Em um cenário dessa natureza, todos saem ganhando!
Existe uma frase que por diversas vezes foi replicada pelo Professor Baroni em suas Lives que diz mais ou menos o seguinte:
“Fundos imobiliários são tão bons que basta dizer a verdade sobre eles.”
Nós concordamos 100% com a frase acima, tanto é que, ainda hoje, temos dificuldades em achar os pontos negativos dessa categoria de investimentos.
Ademais, estamos apenas engatinhando como indústria (principalmente quando olhamos lá para fora), é verdade, mas sabemos que temos o potencial de ser uma indústria trilionária se continuarmos com essa taxa de crescimento.
A imagem acima foi retirada do mesmo relatório, e comprova o nosso tamanho ainda bastante modesto em termos de valor de mercado (R$ 60,4 bilhões em maio último).
Dessa maneira, portanto, esperamos que essa indústria continue a contar conosco, não só na ajuda no intuito de contribuir para a evolução dos investidores de fundos imobiliários, mas também como uma voz propagadora e difusora dessa indústria de investimentos que, mais do que nunca, é hoje a que mais cresce no Brasil.
Conte conosco!